Inspiração

Um padeiro começa uma greve de fome contra a expulsão do país do seu jovem aprendiz da Nova Guiné

No dia 3 de janeiro, um padeiro de Besançon, chamado Stéphane Ravaclay, iniciou uma greve de fome para apoiar o seu aprendiz, que enfrenta uma deportação da França.

O aprendiz, Laye Fodé Traoréiné, chegou ilegalmente à França, proveniente da República da Guiné, aos 16 anos. Como era menor quando chegou, pôde permanecer na França, mas desde que completou 18 anos em abril de 2020, corre o risco de ser deportado.

Stéphane, o seu empregador, está a fazer greve de fome como forma de protesto. “Não é normal que façamos um jovem que quer trabalhar ir embora. Ele tem potencial e na nossa profissão é tão difícil encontrar funcionários assim”, explicou.

Desde a sua chegada à França, há dois anos, Traoréiné aprendeu francês e começou a formar-se para se tornar padeiro, tendo-se mesmo inscrito no curso de padaria CAP, que deverá concluir em junho de 2021.

O jovem trabalha na padaria de Besançon há 1 ano e meio, acordando todos os dias às 3 da manhã para trabalhar.

O seu empregador descreveu-o como uma “pessoa entusiasta que trabalha muito bem” e confirmou que, se fosse autorizado a ficar, Traoréiné certamente ficaria a trabalhar com ele durante muitos anos.

Stéphane também lançou uma petição online de apoio ao aprendiz, que já conta com mais de 17.500 assinaturas.

A petição online diz que Traoréiné não tem família conhecida na República da Guiné, pois cresceu numa casa de acolhimento e deixou o país por segurança, cruzando o Mali, a Líbia e o Mar Mediterrâneo, antes de chegar à Itália e apanhar um comboio aleatório com destino a França.

Traoréiné deveria ter sido deportado no dia 2 de janeiro, mas um pedido de oposição à ordem foi apresentado aos tribunais administrativos, que decidirão eventualmente o seu destino.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh