Casa

Startup consegue construir casas com plástico do lixo em 1 semana

Quando o assunto é a preservação ambiental, o plástico representa um grande problema a nível global. Em média, um só americano ou europeu deita fora 100 kgs de plástico por ano (dados de WorldWatch Institute em 2015). A questão do lixo plástico não afeta apenas o meio ambiente, mas também aumenta a pobreza. Felizmente, iniciativas por todo o mundo estão a combater a poluição do plástico promovendo a reciclagem e, ao mesmo tempo, reduzindo a pobreza através da construção de casas a partir desse mesmo plástico.

Esta empresa com sede em Bogotá produz casas de plástico de baixo custo, cada uma com média cerca de 40m2. Desde 2010, a Conceptos Plasticos tem construído casas temporárias e permanentes, abrigos, salas de aula, salas comunitárias e outros edifícios na Colômbia.

Fundada pelo arquiteto colombiano Oscar Mendez, a empresa transforma plástico reciclado em tijolos do tipo Lego, fáceis de montar e que contêm aditivos que os tornam resistentes a fogo e terramotos. Os seus clientes são o governo, organizações não governamentais, fundações e empresas privadas, que pagam por soluções habitacionais nas comunidades onde as casas são construídas. Cada casa custa o equivalente a $ 130 por metro quadrado.

A Conceptos Plásticos fornece os materiais a ser utilizados pelas comunidades e dá formação às pessoas para a construção das casas. Uma casa unifamiliar pode ser construída por 4 pessoas sem experiência em construção e leva apenas 5 dias. Em 2015, a startup colombiana ajudou a construir um abrigo para 42 famílias deslocadas por violência em Guapi, Cauca, reciclando um total de 120 toneladas de plástico.

No México, são anualmente produzidas 800.000 toneladas de lixo plástico e apenas 15% são recicladas. Para minimizar esse problema, Carlos Daniel Gonzalez fundou a startup mexicana EcoDom, que recicla de tudo, desde garrafas de refrigerante a brinquedos, e transforma-os em material para construir casas de plástico. A EcoDom colabora com catadores de lixo locais em Puebla para atingir os seus objetivos de reduzir o desperdício de plástico, bem como melhorar a economia do México através de moradias populares.

Esta empresa transforma o plástico, assim como o papelão, em quatro produtos diferentes para estruturar uma casa: parede térmica, cobertura de concreto, cobertura térmica e vigas estruturais. Semanalmente, a empresa recicla 15.000 kg de resíduos sólidos e transforma-os em 1.200 paredes, pisos e coberturas estruturais pré-fabricadas.

A EcoDom está a ajudar a reduzir o número de mexicanos que vivem na pobreza, que atualmente é de 63 milhões. Até agora, a startup construiu mais de 500 casas com plástico reciclado a um custo de menos de US $ 300 cada.

Outro exemplo de empresa sustentável é a Eco-Inclusion Foundation, uma rede argentina de ONGs que fabrica tijolos ecológicos de plástico, fundada em 2014 pelos empresários Leandro Miguez, Leandro Lima e Fabio Saieg. Esta entidade trabalha para reduzir o desperdício de plástico e ter impacto social construindo casas com o plástico reciclado.

A Eco-Inclusion Foundation possui 45 pontos de recolha de plástico em quatro cidades e transforma cada 20 garrafas de plástico num tijolo, podendo produzir 20 tijolos numa hora. Os tijolos de plástico possuem as mesmas características de um tijolo normal, mas são leves, isolantes e têm um processo de produção que não agride o meio ambiente.

Os tijolos, construídos em parceria com a Ceve-Conicet, são usados ​​para construir espaços comunitários que ajudam as pessoas mais carentes da Argentina. Neste momento, com a ajuda de voluntários, o trio de empresários está a construir um refeitório e banheiro para um clube de futebol argentino, frequentado por centenas de crianças.

Se mais pessoas apoiarem este tipo de projetos, dois grandes problemas globais podem ser minimizados: o lixo plástico e a pobreza. É uma excelente forma de ajudar o meio ambiente e melhorar as condições de vida das pessoas.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh