Inspiração

Um dos alunos é surdo: todos os colegas aprendem língua gestual para ele não se sentir excluído

Não é nada fácil para ninguém sentir-se totalmente deslocado e diferente das outras pessoas da sua idade – principalmente quando se trata de crianças, como o caso de hoje.

Zejd é um menino com apenas 6 anos de idade, nascido surdo, que sempre se sentiu à parte devido à sua deficiência auditiva.

Quando entrou na escola, ficou muito triste porque nenhum dos colegas nem a professora sabiam língua gestual, pelo que não tinha como comunicar com eles.

Porém, as coisas estavam prestes a mudar. Sanela Ljumanovic, a professora, não conseguiu ficar indiferente e decidiu aprender língua gestual. Mas apesar disso, Zejd continuava a não conseguir integrar-se com os colegas de turma.

Então, a turma também começou a ter aulas de língua gestual, para poder comunicar com Zejd. Felizmente, todos os alunos ficaram entusiasmados e mostraram-se recetivos à iniciativa.

Atualmente, os colegas de Zejd sabem o básico da língua gestual e o menino sente-se muito mais confortável e motivado. Aos poucos, está também a aprender a ler os lábios.

A integração das pessoas com algum tipo de deficiência pode ser um desafio difícil para elas e para quem as rodeia, mas sem dúvida que vale totalmente a pena para ambas as partes, que ficam muito mais ricas interiormente.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh