Histórias

Proprietário de restaurante rouba gorjetas de 22 dos seus funcionários e é forçado a pagar-lhes mais de US $ 1 milhão

O proprietário de Z & Y, um restaurante de Sichuan na Chinatown de San Francisco, foi forçado a pagar aos 22 trabalhadores um total de US $ 1,6 milhões depois do comissário do trabalho da Califórnia averiguar que a empresa tinha roubado gorjetas e deixado de pagar salários.

Segundo funcionários atuais e ex-funcionários, alguns não foram pagos por todas as horas que trabalharam e não tinham permissão para fazer pausas. Depois de levantaram questões, o restaurante retaliou, em alguns casos reduzindo o horário de trabalho ou mesmo demitindo-os.

“O Z&Y Restaurant e os seus proprietários negam vigorosamente que se tenham envolvido em qualquer conduta ilegal. Nunca “roubaram” nenhum salário ou gorjeta dos funcionários, nem se retaliaram contra nenhum funcionário. Isso simplesmente não aconteceu”, disse Seth Weisburst, o advogado dos proprietários da Z&Y.

O Gabinete do Comissário do Trabalho da Califórnia iniciou uma investigação em 2019 e descobriu que alguns funcionários da cozinha recebiam um salário fixo abaixo do salário mínimo, que não incluía horas extras.

Para além disso, o empregador mantinha ilegalmente as gorjetas deixadas para os funcionários e não pagava os prémios de turno devidos.

O acordo, no valor de US $ 1,6 milhões, cobre o pagamento de salários mínimos não pagos, horas extras e prémios por turnos divididos, bem como mais de US $ 400.000 por gorjetas roubadas.

O pagamento será dividido entre 22 empregados de mesa, cozinheiros e outros funcionários da cozinha, todos eles imigrantes chineses ou taiwaneses, pelo que devem receber cerca de US $ 73.000 cada.

O restaurante também vai pagar a cinco trabalhadores um total de US $ 70.000 num segundo acordo sobre os pedidos de retaliação.

Os proprietários, Jun Yuan Zhang e Li Jun Han, concordaram em pagar as indenizações depois de decidirem que seria muito caro defenderem-se. “O restaurante e os seus proprietários tiveram que tomar a difícil decisão comercial de resolver essas reivindicações, em vez de gastar recursos significativos em honorários e vários anos no tribunal”, disse o advogado.

O comissário do trabalho emitiu mais de US $ 1,4 milhões em avaliações de salários e penalidades em 2020, que o restaurante apelou. Mais tarde, também entrou com uma ação para processar os proprietários por violações não cobertas, incluindo roubo de gorjetas, violações da lei de licença médica paga da Califórnia e violações de manutenção de registos.

Os dois acordos também exigem que os donos de restaurantes implementem uma política de distribuição de gorjetas justa e transparente, deem formação sobre direitos trabalhistas, forneçam aos trabalhadores as suas agendas com duas semanas de antecedência e permitam que trocas de turnos.

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