in

Professora reformada abre as portas da sua casa a adultos que não sabem ler nem escrever

Hoje vamos dar-lhe a conhecer uma senhora de 77 anos chamada Eunir Alves Moreira de Faria, residente na cidade de Patos de Minas (Brasil), que recentemente se tornou conhecida devido ao cartaz que colocou em frente à sua casa.

Nesse cartaz, Eunir anunciou que estava a oferecer alfabetização grátis a adultos daquela cidade.

“Sinto a necessidade de ver pessoas a ler e escrever. Eu tenho duas mesas e dez cadeiras na varanda, sendo esse ambiente que disponibilizei para proporcionar a oportunidade de estudar a quem não a tem. Colei o cartaz há pouco mais de uma semana e já preenchi todas as vagas. Inclusivamente vou dar aulas da parte da noite para conseguir atender quem também trabalha”, disse.

Eunir é uma professora reformada, que ensinou em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, durante 25 anos. Segundo a própria, fazer trabalho social é realizar-se duas vezes.

“Sinto-me melhor como pessoas e ao mesmo tempo volto a fazer o que me dá prazer: dar aulas. Como moro sozinha também é uma forma de estar acompanhada”, acrescentou.

Logo no primeiro dia que Eurin colocou o cartaz, uma mulher ligou-lhe com interesse na proposta, e quando soube que poderia de facto ser alfabetizada gratuitamente, emocionou-se e chorou de felicidade.

“Isso emocionou-me e fez-me ter a certeza que o dinheiro não tem muito valor, quando o assunto é a educação. Poder dar uma vida diferente ao outro… isso não tem preço”, disse Eunir.

Como material de apoio às aulas, Eunir criou uma cartilha ilustrada, dividida em 3 volumes que rendem aproximadamente 6 meses de estudo.

Eunir tem esperança que mais pessoas reformadas se inspirem na sua iniciativa e a continuem. “O mal espalha-se muito facilmente. O bem nem sempre. É necessário sacrificarmos um pouco para ajudar o outo. Isso é ser humano e desejo ser um exemplo, já que o Governo não dá a atenção que a educação merece”, concluiu.

Este projeto abriu portas para pessoas com mais de 50 anos regressarem ao mercado de trabalho, ainda com mais potencial e autoconfiança.

PARTILHE!

Burro junta-se ao dono para cantar a música do “Rei Leão” e torna-se viral

Calcanhares rachados? Veja como resolver esse problema!