Adolescente genial cria plano para eliminar todos os plásticos do oceano

Hoje vamos dar-lhe a conhecer Boyan Slat, um jovem que decidiu agir para acabar com o plástico do oceano quanto tinha 16 anos, numa viagem de barco à Grécia em que viu mais lixo que outra coisa na água.

Então, resolveu aprender mais sobre a poluição oceânica e formas de acabar com isso para o seu projeto do secundário.

Aos 18 anos, desenvolveu um sistema passivo para limpar os oceanos recorrendo às correntes oceânicas, plano que começou a pôr em prática no ano de 2013.

Atualmente, com 23 anos, vai finalmente lanças os dispositivos de limpeza do mar graças aos milhões de dólares que conseguiu angariar.

Uma faixa de oceano entre a Califórnia e o Havai chamada Great Pacific Garbage Patch é conhecida por ter aproximadamente 965km de lixo e mata cerca de 100.000 animais e 700 espécies por ano.

O sistema Ocean Cleanup, ideia de Boyan, baseia-se numa tela em forma de U e flutuadores feitos de polietileno de alta densidade que consegue prender lixo tão pequeno como 1 centímetro.

Depois, o lixo vai ser recolhido pelos navios e levado para terra para ser descartado ou reciclado adequadamente.

“Uma vez que o plástico entra na cadeia alimentar marinha, existe a possibilidade de contaminar a cadeira alimentar humana também”, lê-se no site da Ocean Cleanup.

O trabalho vai começar na Baía de São Francisco em julho, e vai ser a “maior limpeza oceânica na história”.

O jovem espera lançar 60 dispositivos entre o Havai e a costa norte-oeste dos EUA até 2020, e que será possível limpar 50% do Great Pacific Garbage Patch no espaço de apenas 5 anos.

Porém, alguns críticos dizem que o dispositivo vai prender animais e que as fortes ondas no Pacífico Norte vão destruir as estruturas, que serão depois adicionadas à “ilha” de lixo.

Esperamos que o sistema tenha todo o sucesso, pois não há dúvida que o nosso planeta precisa.

Casal solitário visita casa aberta. O coração deles salta ao verem as fotografias de família no balcão

Jogador de futebol americano sobe ao palco para coreografia de dança que deixa os jurados sem palavras