Histórias

Piloto de helicóptero e a noiva arriscam as suas vidas para salvar pessoas presas em telhados durante cheias devastadoras

Joel Boyers de Nashville, Tennessee, tinha acabado de ajudar a sua noiva, Melody Between, a conseguir a sua licença de piloto numa manhã de sábado. Eles estavam a voltar para casa para comemorar quando ele recebeu uma chamada em pânico de uma desconhecida.

Joel, co-proprietário do serviço privado de helicópteros HeliStar Aviation, não sabia quem estava do outro lado da linha.

A mulher disse-lhe que era da Pensilvânia, mas o seu irmão e as suas duas filhas estavam em Waverly, Tennessee, presos num telhado. Ela estava a ligar para empresas aéreas, na esperança que uma delas pudesse levar os seus entes queridos para um local seguro.

O furacão Ida tinha provocado sérios estragos na área de Nashville em apenas um dia. A região oeste foi significativamente danificada e as autoridades estavam com grandes dificuldades para resgatar pessoas que ficaram presas por causa de postes elétricos caídos, cheias e ventos fortes.

Joel, piloto de helicóptero há 16 anos, sabia que seria perigoso pilotar a sua aeronave em um clima tão terrível, mas ele simplesmente não podia ignorar o pedido de ajuda daquela mulher.

A internet não estava a funcionar na altura, então Joel não seria capaz de localizar a casa que deveria procurar, mas decidiu voar de qualquer maneira.

“Eu pensei: como é que eu me sentiria se lhe dissesse que nem ia tentar? Ela acabou de ligar para a pessoa certa, porque eu sou a única pessoa louca o suficiente para tentar fazer aquilo”, disse Joel.

Então, Joel e Melody iniciaram a sua missão de resgate improvisada. Mas ao longo do caminho, eles foram vendo muitas outras pessoas também presas nos seus telhados.

Algumas pessoas estavam nos seus barcos para trazer os vizinhos em segurança, e uma pessoa estava a ajudar com um jet ski, mas Joel e Melody eram os únicos no céu. Os primeiros socorristas ainda não tinham chegado ao local.

“Não havia nada além de água castanha e furiosa abaixo de mim. Havia duas casas que estavam a pegar fogo. Havia carros nas árvores. Toneladas de escombros. Eu sabia que ninguém seria capaz de nadar no meio de tudo aquilo”, lembra Joel.

Pilotar um helicóptero nessas condições foi extremamente difícil. Joel teve de navegar à volta das linhas elétricas de alta voltagem, pairar sobre a água das cheias e pousar em telhados irregulares e inclinados.

Jeani Rice-Cranford, uma residente da Waverly, assistiu do topo de uma colina próxima enquanto o casal resgatava pessoas presas nos telhados.

Ela disse que havia um grupo de quatro pessoas a gritar por socorro há horas, mas ela não tinha como chegar até eles.

Então, quando Jeani viu o helicóptero de Joel voando para resgatá-los, sentiu uma enorme onda de alívio.

“Houve uma rajada de vento e o helicóptero pareceu ceder um pouco. Todos nós apenas prendemos a respiração. Estávamos só a observar, com as nossas bocas abertas, esperando e rezando para que Joel fosse capaz de salvar aquelas pessoas”, conta Jeani.

Quando as autoridades chegaram, Joel deixou o resgate para os profissionais. Mas até aí, ele já havia salvo 17 vidas!

Mais tarde, ele voltou a falar com a mulher que ligou para ele da Pensilvânia. Ela contou-lhe a boa notícia de que o seu irmão e a sua família escaparam em segurança, mas Joel não sabia se foi ele quem os resgatou.

Joel pode ter salvado a vida de muitas pessoas, mas a experiência foi igualmente gratificante para ele.

“Eu literalmente orei poucos dias antes disso para que Deus me desse algum significado para a minha vida, e acabo por receber aquela chamada”, concluiu.

Veja como o resgate heroico de Joel e Melody se desenrolou no vídeo abaixo e PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh