Emocionante

Pais, para educar os filhos é necessário saber dizer NÃO!

As birras, o choro e os gritos faz parte de “ser criança”. Na verdade, poderíamos dizer que, quando isso acontece, elas estão apenas a “fazer o seu trabalho”.

Porém, nem sempre podemos nem devemos aceder a todos os seus pedidos e vontades. Acreditar que dizer “sim” a tudo é uma estratégia útil para acalmar os seus filhos é uma ilusão e pode ser prejudicial, tendo o efeito oposto do pretendido, porque as criança começam a acreditar que têm o poder de conseguir qualquer coisa.

Hoje em dia, muitos pais têm medo de perturbar os seus filhos e acabam por lhes dar tudo o que eles querem. Concordar com qualquer desejo de uma criança é um caminho perigoso, usado por aqueles que não têm vontade ou tempo de educar os seus filhos e fazê-los entender o valor da humildade e paciência.

Para alterar as regras e obter melhores resultados, os pais precisam de aprender a interagir com os filhos e fazê-lo no momento certo. Será inútil tentar explicar as suas razões em plena fúria – é melhor esperar que as crianças de acalmem.

Ao falar com elas com calma, as crianças podem entender que as suas atitudes são erradas e que continuar com esses comportamentos pode levar a que ninguém queira brincar com elas. Uma boa comunicação também é uma questão de atitude e perspetiva – repreender uma criança dizendo que ela é má é contraproducente, porque o problema não é ela e sim o seu comportamento.

Qualquer expressão, verbal ou física, é um meio de manifestar um estado emocional e natural. É necessário canalizar essas sensações da maneira certa, mostrando que existem outras maneiras de se expressar para além de chorar e gritar.

Uma excelente maneira de ensinar as crianças a ter mais disciplina é confiar-lhes tarefas domésticas adequadas à sua idade. Desta forma, vão-se sentir úteis e ao mesmo tempo estão a ser-lhe incutidas responsabilidades.

Por fim, nunca devemos esquecer de não exigir demasiado delas. Cada momento de confronto sério deve ser equilibrado com momentos de brincadeira e descontração, para dar à criança tempo para processar tudo à sua maneira.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh