Curiosidades

Painéis solares transparentes transformarão as janelas em geradores de energia renovável

Os investigadores da Universidade Estadual do Michigan, nos EUA, desenvolveram painéis solares totalmente transparentes, que podem ser aplicados de inúmeras formas na arquitetura e outras áreas, como a do desenvolvimento de automóveis mais ecológicos.

A equipa focou-se em especial na transparência e desenvolveu um concentrador solar luminescente transparente, capaz de se colocar sobre uma superfície transparente, tal como uma janela.

Assim, estes painéis armazenam a energia solar sem prejudicar a passagem da luz, algo que muitos investigadores já tentaram fazer mas sem sucesso.

A tecnologia em questão recorre a moléculas orgânicas que absorvem comprimentos de onde de luz invisíveis ao olho humano, como a luz infravermelha e ultravioleta.

Este tipo de diapositivos pode aproveitar as fachadas de qualquer edifício coberto de vidro pelo mundo, não alterando a sua aparência. Que forma eficiente de economizar energia!

De seguida, deixamos um excerto da notícia dada pelo New York Times:

“Se as células puderem ser feitas de forma a durar muito tempo, estes dispositivos poderão ser integrados em janelas de modo relativamente barato, já que grande parte do custo da energia fotovoltaica convencional não é da própria célula celular, mas dos materiais em que é aplicada, como o alumínio e o vidro. O revestimento de estruturas existentes com células solares eliminaria grande parte desse curso de material.

“Se as células transparentes, no final de contas, se mostrarem comercialmente viáveis, a energia que geram poderia compensar significativamente o uso de energia de grandes edifícios”, disse o Dr. Lunt, que começará a lecionar na Universidade Estadual do Michigan neste outono.

“Não estamos a dizer que poderíamos abastecer todo o edifício, mas estamos a falar de uma quantidade significativa de energia, suficiente para coisas como iluminação e energia elétrica diária”, acrescentou.”

PARTILHE!

 

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh