Otha Anders, um homem de 73 anos, economizou o seu primeiro centavo há mais de 45 anos, quando o encontrou no chão. Desde então, essas moedas lembram-no de orar e agradecer.
“Fiquei convencido que detetar uma moeda perdida ou era um incentivo adicional dado por Deus, lembrando-me de ser sempre grato. Houve dias em que deixei de orar e, na maioria das vezes, uma perdida ou centavos caídos apareciam para me lembrar”, conta Otha.
Depois daquela primeira moeda, a sua pilha de centavos começou a crescer e ele finalmente parou de gastar centavos e certificava-se que, sempre que fazia uma compra, o seu troco continha pelo menos três a quatro centavos.
Quinze jarros de plástico de 20 litros e meio milhão de centavos depois, trocou as moedas no Ruston Origin Bank, no Louisiana, e depositou $ 5.136,14 na sua conta.
A vice-presidente do banco, Jennie Cole, disse que não foi um dia típico no banco quando Otha levou a sua coleção de moedas de um centavo, mas ele é um cliente antigo que eles queriam ajudar.
“Valorizamos o negócio dele, assim como fazemos com todos os nossos clientes, e se pudermos ajudá-lo nos seus esforços, ficaremos felizes em fazê-lo”, disse Jennie.
Segundo a vice-presidente do banco, eles possuem uma máquina que conta as moedas, o que economiza muito tempo, e a função do Origin Bank é ajudar a contar os centavos. Posteriormente, o banco enviará os centavos para o FDIC, e o banco receberá o crédito por eles.
“Eu nunca gastava um centavo. Preferia dar um dólar do que abrir mão de um centavo”, disse Otha.
Como supervisor de crianças suspensas na escola para o Conselho Escolar de Jackson, Otha disse que os alunos descobriram o seu fascínio por centavos e economizar-nos para lhos vender.
“Mas nunca permiti que ninguém, nem mesmo a minha esposa ou filhos, me desse centavos sem ser indemnizado. Eu queria a satisfação interior que Deus e eu adquirimos nesta coleção”, explicou.
Otha gostava tanto de olhar para a sua coleção de centavos que, na década de 1970, quando o governo dos EUA ofereceu um bónus de $ 25 para cada $ 100 em centavos recolhidos, ele recusou-se a descontar a sua coleção.
Cinco dos amigos mais próximos e familiares de Anders ajudaram-no e aos funcionários do banco a carregar as moedas da parte de trás de uma camioneta até à sala de moedas da empresa.
Durante o processo de contagem das moedas, que demorou 5 horas, os jarros de plástico foram abertos com um machado e um martelo.
Os centavos foram despejados na máquina de moedas com pequenos baldes de plástico e Otha sentou-se ao lado da máquina, observando a sua coleção a ir para o balcão e os bancários a entrar para trocar os baldes de moedas a cada 20 minutos, já que precisavam de ser trocados a cada US $ 50.
No final, valeu totalmente a pena porque a quantia avultada que resultou da coleção que deu tanta alegria a Otha ajudou-o muito e à sua família.
PARTILHE!