Curiosidades

O ar do mar ajuda a combater o cancro e a reduzir o colesterol, é o que afirmam os cientistas

Faça chuva ou faça sol, o mar é sempre uma paisagem lindíssima que nos faz bem à alma. Seja a nadar ou simplesmente andar pela areia a respirar o ar que vem do mar, este é muito benéfico para a nossa saúde.

Particularmente quando o mar se encontra agitado, é quando o ar apresenta maiores benefícios, e segundo um estudo da Universidade de Gante e do Instituto Flamengo do Mar, ajuda a lutar contra o cancro e o colesterol.

Os investigadores estudaram os feitos positivos do spray marinho, isto é, a água do mar pulverizada pelas ondas, que possui muitas substâncias naturais produzidas por algas e bactérias (boas para o organismo, é claro).

“Recolhemos amostras de ar marinho e examinámo-las em laboratório. Expusemos células de cancro do pulmão humano a estas amostras de ar e examinámos os efeitos nos nossos genes, comparando-os com os resultados de outros estudos científicos”, conta Emmanuel Van Aacker, um dos especialistas.

A equipa concluiu que o ar marinho inibe o efeito de um gene que desenvolve o cancro do pulmão e o colesterol.

Este estudo foi ainda relacionado com outros que, segundo a investigadora Jana Asselman, “mostraram que as células cancerígenas do pulmão morrem e o colesterol diminui quando desaceleramos o gene em questão”.

A investigadora acrescentou ainda que “novas terapias contra o cancro em potencial e os inibidores do colesterol de última geração são baseados neste princípio, agora que sabemos que o ar do mar retarda o efeito deste gene”.

Assim, se por acaso for um dos sortudos que mora perto do mar, tem agora mais razões que nunca para passear por lá mais vezes, até no inverno. Só faz bem!

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh