Inspiração

Funcionário de posto de gasolina que pagou o combustível de um desconhecido recebe doações equivalentes a 8 anos de salário

Como é que se sentiria se recebesse 8 anos do seu salário de uma só vez? Foi exatamente isso que aconteceu a Nkosikho Mbele, funcionário de um posto de gasolina da Shell na África do Sul. A sua fortuna repentina foi originado por um ato de bondade que ele fez por uma jovem, e que vamos contar de seguida.

Tudo começou quando Monet van Deventer, da Cidade do Cabo, África do Sul, parou no posto de gasolina para reabastecer. Porém, percebeu rapidamente que não tinha dinheiro nem cartões com ela.

Nkosikho caminhou até ao carro dela e começou a lavar as janelas, mas Monet imediatamente tentou impedi-lo, sabendo que não poderia pagar.

“Eu disse-lhe: obrigado por lavar as minhas janelas, mas não posso colocar gasolina hoje. Ele parecia nervoso e chocado, porque viu o meu ponteiro de combustível, que já estava no vermelho”, conta Monet.

Nkosikho não suportava a ideia de a deixar ir naquelas condições, então fez-lhe uma oferta gentil: ofereceu-se para pagar a gasolina dela, numa quantia de cerca de R100 (US $ 7), para que ela tivesse combustível suficiente para atravessar a estrada.

“Ele disse-me: minha senhora, você não pode ficar sem gasolina na N2, eu pago”, lembra Monet.

Monet, que trabalha como gerente de contas numa empresa de softwares, achou que era algo que a Shell dava a todos os seus clientes, mas então viu Nkosikho pegar no seu próprio cartão bancário para pagar a gasolina.

Antes que ela pudesse dizer qualquer coisa, ele começou a encher o seu tanque com combustível, e foi só quando ela foi embora que se deu conta do que havia acontecido.

Infelizmente, Nkosikho recebe o salário mínimo, e a quantia que gastou foi equivale quase ao que ganha num dia.

Ele ganha cerca de R1.100 (US $ 75) por semana, então não tinha muito para gastar. Ele nem tinha a certeza que Monet voltaria para devolver o dinheiro, mas ainda assim ofereceu-se para pagar a gasolina dela.

Acontece que Nkosikho não tinha nada com que se preocupar, pois Monet voltou alguns dias depois com o seu dinheiro e uma caixa de chocolates.

“Fiquei muito grato por ela ter voltado. Sabe quando alguém vê que você fez algo por ela? Pude ver nos olhos dela que ela estava verdadeiramente grata pela minha ajuda”, disse Nkosikho.

Mas Monet, na verdade, tinha mais surpresas planeadas para ele. Ela publicou a história na sua página de Facebook, que rapidamente se tornou viral. Então, começou um fluxo constante de doações para Nkosikho!

Após explicar-lhe isso, a dupla decidiu iniciar uma campanha de crowdfunding. A arrecadação de fundos foi um grande sucesso, fechando com cerca de US $ 94.000, o equivalente a cerca de 8 anos do salário de Nkosikho.

Os chefes da Shell também souberam do ato gentil do seu funcionário, então a empresa decidiu nomeá-lo para o Prémio de Excelência em Serviço Regional.

Para além disso, a Shell prometeu doar US $ 35.000 a uma instituição de caridade local à escolha de Nkosikho.

“Tudo isto foi obra de Deus. Eu sinto que estou a sonhar. Estou chocado. Tenho a certeza que nós, pessoas comuns, podemos mudar a vida umas das outras. Veja, eu não era ninguém”, disse Nkosikho, que mora com os seus dois filhos, mãe e irmão numa pequena cabana. O dinheiro angariado foi realmente uma grande ajuda para ele e para a sua família!

“Fiquei muito feliz em ver a Monet ir embora sabendo que chegaria onde deveria chegar com segurança, e não fazia ideia de que a minha vida seria tão abençoada em troca pelo que fiz”, disse ele.

Além da sua riqueza recém-descoberta, Nkosikho tornou-se uma celebridade instantânea na sua localidade devido ao seu gesto de altruísmo. Quando ele caminha pela cidade depois do trabalho, as pessoas costumam pará-lo e pedir selfies.

“A minha vida virou de cabeça para baixo”, disse ele. E essa mudança é algo que este homem realmente merece.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh