Em 2018, uma mulher chamada Christine recebeu a equipa do “Exploring Alternatives” – um canal do YouTube que documenta pessoas com casas e estilos de vida alternativos – na sua adorável casinha.
Depois de assistir a um programa da Netflix chamado “Tiny: A Story About Living Small”, Christine inspirou-se para seguir um caminho semelhante.
Christine achou a ideia de morar numa casa pequena muito atraente porque gosta de espaços pequenos e aconchegantes e queria reduzir a sua pegada ambiental.
Uma semana depois de ver o documentário, ela conheceu alguém que vendia trailers e comprou um para ela por apenas US$ 6.000.
Christine então ligou para o seu ex-marido, George, que é empreiteiro, e perguntou se ele poderia ajudar a transformar o trailer CAD numa pequena casa. Ele disse que sim, pegou no trailer e levou-o até sua casa para iniciar a construção.
“A pequena casa é construída com treliças de telhado estendidas que funcionam como estrutura da casa. O isolamento é uma combinação de isolamento de espuma rígida e isolamento de espuma de spray”, diz a legenda do vídeo no YouTube.
Christine batizou a sua pequena casa de “Lilly Mae”, em homenagem à sua mãe, Mae, e à sua avó, Lillian.
“A minha mãe tem demência e uma das poucas coisas que ela conseguia lembrar era que eu estava a construir uma casinha”, explicou ela.
Desde que se mudou para a pequena casa, as despesas de Christine reduziram significativamente. A casa funciona inteiramente com propano – do fogão, água quente e aquecimento – e custa apenas cerca de US $ 70 por dois meses.
Um amigo preocupado com a segurança de Christine deixou-a estacionar na sua propriedade, mas é apenas um arranjo temporário que durará 1 ano. Eventualmente, ela gostaria de se mudar para uma comunidade de pessoas com ideias semelhantes que vivem em pequenas casas.
Idealmente, a localização permanente de Christine seria uma área arborizada que permitiria que ela caminhasse e andasse com raquetes de neve – algum lugar que a aproximasse da natureza.
“Eu trabalho como dentista, então é tudo muito clínico. A agenda está sempre preenchida. Quando chego a casa, é bom não ter de atender mais ninguém. Somos apenas eu e o meu pequenino, é muito fácil de manter tudo limpo”, disse ela.
A sala de estar de Christine tem um sofá confortável, onde ela faz tricô, e a sua cozinha está completa com um fogão de três bocas, um pequeno forno, uma despensa e um ótimo espaço para cozinhar.
O quarto de Christine fica na área do loft, com uma cama de tamanho normal colocada ao lado de uma janela que faz com que o espaço pareça maior. À noite, ela deita-se e observa as estrelas.
No momento das filmagens, a casa ainda não tinha painéis solares, mas Christine disse que esperava instalá-los no seu próximo local.
A casa de banho dispõe de um WC de compostagem. Mas se Christine fizesse isso de novo, ela usaria um vaso sanitário seco porque são mais leves e fáceis de esvaziar.
Christine disse que se vê morando em seu trailer até ser “velhinha”, e podemos ver o porquê.
PARTILHE!