Histórias

Mulher forçada a dar a seu bebé durante a guerra reencontra a filha ao fim de 44 anos

Para uma mãe, não há nada mais assustador que a ideia de ficar sem um filho. Existem várias circunstâncias que levam algumas mães a abdicar dos seus filhos – mas geralmente, o motivo é mantê-los protegidos de qualquer perigo.

Durante a guerra do Vietname, Nguyen Thi Dep tinha uma batalha diferente pela frente. Com 20 anos, teve de sustentar as suas quatro irmãs mais novas e um pai doente para evitar que caíssem na pobreza extrema.

Nguyen tinha de encontrar trabalho para manter a família viva e a salvo. “Eu só queria fazer algo para ter algum dinheiro para ajudar a minha família”, disse.

Felizmente, ela fala inglês, por isso encontrou um emprego na base do Exército dos EUA em Saigon, Vietname do Sul, onde trabalhou como operadora de telefone e empregada de limpeza. Lá, ela conheceu um sargento do Exército americano chamado Joe O’Neal, com quem iniciou uma relação e de quem acabou por engravidar.

No entanto, quando os Acordos de Paz de Paris foram assinados em 1973, o governo dos EUA ordenou que todos os soldados americanos voltassem para os EUA. Então, Joe então deixou Nguyen, que estava grávida de 2 meses na altura.

Ela e a sua filha, Phuong Mai, eram felizes juntas há três anos, até Nguyen ouvir rumores de que as tropas comunistas estavam a localizar crianças birraciais porque as consideravam filhas de traidores.

“Eu estava com muito medo, com muitas pessoas a dizer-me que se eu não mandasse a minha bebé para fora, eles viriam e a matariam”, conta Nguyen.

Então, teve de tomar a decisão insanamente dolorosa de deixar a sua filha num orfanato. “Quando eu a deixei lá à porta, ela disse: mamã, não vás! E eu quis tanto trazê-la de volta para casa comigo, mas se o fizesse ela seria morta mais tarde”, lembra Nguyen.

Ela sabia que a filha faria parte da Operação Babylift, na qual os EUA transportaram milhares de crianças do Vietname para adoção, mas não fazia ideia de onde Mai exatamente iria parar.

Anos depois da tensão no Vietname começar a diminuir, Nguyen iniciou uma busca implacável pela filha.

Ela enviou cartas para agências de adoção e até mesmo para Joe para pedir ajuda, mas as suas cartas não foram abertas.

Felizmente, um ex-patriota vietnamita que vive na Flórida, chamado Vu Le, decidiu ajudar Nguyen na sua busca de 40 anos pela filha.

“Como vietnamita, entendo quanta dor ela passou durante estes 40 anos”, disse Vu. Mal sabiam eles que Mai, agora chamada Leigh Smalls, também procurou pela mãe ao longo de todos esses anos.

Leigh foi adotada por um casal amoroso e teve uma vida bastante normal. Ela não sabia nada sobre seus pais biológicos e não achava que alguma vez os ia encontrar, mas tudo mudou depois de ver o musical “Miss Saigon”.

“Essa foi provavelmente a primeira vez que desmoronei emocionalmente sobre qualquer parte da minha história com a guerra. Foi um grande momento para mim”, lembra.

Eventualmente, Leigh conseguiu chegar à sua meia-irmã depois de fazer um teste de DNA no Ancestry.com.

Ela ficou surpreendida ao receber um e-mail da meia-irmã, a informá-la que a mãe a procurava há 40 anos.

Passadas 24 horas, Nguya finalmente conseguiu falar com a sua filha Mai!

“Acho que ela queria provar que quando eu estava lá com ela, ela me amou e queria ter a certeza de que eu sabia que durante os 3 anos que passámos juntas ela me deu tudo o que podia”, disse Leigh numa entrevista.

Naturalmente, Leigh planeou uma viagem para ver a sua mãe biológica no Vietname. “Isso preencheu-me. Eu nunca fui uma daquelas pessoas que sentiam um vazio na vida por causa da adoção, mas quando descobri a minha história, as coisas mudaram. Acho que não sabia o quanto precisava disto”, explica.

Entretanto, Leigh deu à mãe um smartphone para poderem comunicar facilmente através do Facebook, mas promete visitá-la novamente.

“Eu disse a todos na minha família que reencontrei a minha filha, e eles disseram para eu não chorar quando a visse. Eu respondi que não, que nunca mais vou chorar, estou tão feliz por a ter encontrado”, conta Nguyen.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh