Histórias

Mulher ambientalista substitui papel higiénico por panos reutilizáveis: “nenhum problema de mau cheiro”

À medida que avançamos para nos tornarmos uma sociedade mais ecológica e consciente, muitos estão a voltar-se para produtos reutilizáveis.

De xícaras de café a canudos, existem cada vez mais maneiras de diminuir o nosso consumo. No entanto, um artigo que pensávamos que nunca seria reciclável é o papel higiénico – mas uma mulher desafiou essa ideia.

Jayme Janelle é mãe de 7 filhos que partilha trechos da sua vida “natural” no YouTube. Vivendo no que ela descreve como uma “herdade principalmente baseada em plantas”, Jayme faz regularmente a transição para artigos mais sustentáveis ​​com menos efeitos nocivos ao meio ambiente.

E nesta busca, ela optou por renunciar também ao rolo de papel higiénico e optou por usar “panos da família”, uma alternativa reutilizável ao papel higiénico comum feita de trapos e outros tecidos.

Jayme fez a mudança pela primeira vez há mais de 3 anos e diz que foi uma “bênção” quando a pandemia chegou, e a escassez de rolos de papel higiénico se tornou uma grande preocupação.

“Que bênção foi ter de comprar apenas dois pacotes de papel higiénico no ano passado – e foi porque mantemos papel higiénico em casa para os nossos hóspedes”, explicou ela.

Em resposta às perguntas frequentes sobre os panos da família, Jayme diz que lava as peças sujas uma vez por semana – no máximo duas.

“Eu tenho dois sacos de panos humedecidos por casa de banho, que mantemos cheios, para que quando um estiver a ser usado, o outro possa estar na lavagem. E costumo lavar uma vez por semana, aos sábados. Primeiro, faço uma lavagem a quente e depois enxaguo a frio no ciclo sanitário”, acrescentou.

Se alguém utilizar os panos mais rapidamente, como a filha de 5 anos de Jayme, que usa mais que os restantes membros, Jayme lava-os com mais frequência.

“Se a sua máquina de lavar roupa não tiver ciclo sanitário, eu provavelmente faria um pré-demolho ou pelo menos um segundo enxaguamento”, observou ela.

Algumas pessoas assumiram que os panos ficariam manchados, mas Jayme afirmou que isso não é um problema.

“Até ontem… então, um ano depois, o nosso primeiro pano saiu da lavagem com uma mancha. Acho que foi usado por um dos meus filhos mais novos, que ainda não dominam o uso do bidé. Então, eles tendem a sujar os panos mais do que o resto de nós e devem ter usado muito aquele”, explicou.

Enquanto Jayme lava os panos separadamente, estes às vezes acabam na lavagem com roupas normais.

“Isso geralmente acontece quando alguém passa por um saco de panos humedecidos muito rapidamente e não é o meu dia típico de lavar roupa. E porque não gosto de lavar apenas uma pequena carga, mesmo que a nossa máquina de lavar tenha um sensor, para economizar água. Deve ser um hábito que está enraizado da minha infância”, disse.

Alguns internautas também desconfiam que os panos acumulem cheiros desagradáveis, mas Jayme afirmou que esse não é o caso.

“Nós nunca tivemos um problema de mau cheiro. Já recebi convidados e eles até me disseram que a minha casa cheira bem”, afirmou.

Jayme também destacou que a sua família usa bidé e isso definitivamente ajuda. “Os bidés são ótimos – permitem-nos limpar facilmente e não ter de gastar tantos panos. O bidé e os panos funcionam muito bem juntos”, acrescentou.

“Os meus amigos riam de mim porque usava bidé, até eu comprar um bidé para cada um no Natal e agora brincamos juntos sobre como não é a mesma coisa sem um”, comentou um utilizador.

 “Acho que você me convenceu a experimentar o bidé com panos humedecidos. O papel higiénico é um desperdício de tantos recursos. Gostaria que mais pessoas percebessem que podemos e devemos viver sem ele”, escreveu outro internauta.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh