Muitos ignoram os sintomas de hipertensão: saiba o sinal de alerta que todos deveriam conhecer

Muitas pessoas sofrem de hipertensão em algum momento da vida, passando muito tempo a ignorar os sintomas, que podem levar a doenças sérias, possivelmente fatais.

Uma forma de descobrir se sofremos de hipertensão é medindo a nossa pressão arterial com frequência. Se a pressão sanguínea nas artérias estiver elevada, significa que sofremos de hipertensão.

As pessoas com mais probabilidades de sofrer dessa condição são as fumadoras, as que bebem álcool regularmente, que praticam pouco exercício físico, têm uma má alimentação e/ou obesidade e historial na família.

A pressão arterial alta obriga o coração a trabalhar mais, o que torna o músculo do mesmo mais espesso e rígido, e torna-se mais difícil relaxar. O corpo inteiro é afetado pela hipertensão, cujos sintomas são os seguintes:

  • Hemorragia nasal

As hemorragias nasais podem dar-se espontaneamente ou devido a constipações, mas também estão associadas à hipertensão. Caso a sua pressão arterial esteja alta e estiver com uma dor de cabeça e uma hemorragia nasal, espera 5 minutos e avalie como se sente. Se continuar assim, procure um médico de imediato.

  • Cansaço crónico

Se costuma sentir-se cansado e sem forças sem razão para tal, consulte um médico pois isso pode indicar que sofre de hipertensão.

  • Dores de cabeça

Dores de cabeça ligeiras ou fortes podem ser não significar nada de mal, como podem ser causadas por hipertensão.

  • Obesidade

A obesidade aumenta a hormona do stress, que consequentemente aumenta a pressão arterial. Quem tem excesso de peso pode, portanto, sofrer de hipertensão. A gordura aumenta o risco de diabetes, que faz com que os vasos enrijeçam, contribuindo também para o aumento da pressão arterial.

  • Dificuldade em respirar

Se sentir dificuldades em respirar sem motivo aparente, consulte o médico, porque há a hipótese de sofrer de hipertensão.

  • Ressonar muito alto

A hipertensão e a apneia do sono estão associadas, pelo que caso os seus familiares o alertem que ressoa muito alto, deve medir a pressão arterial. Para além disso, dormir mal pode causar pressão alta.

  • Derrame ocular

Os derrames oculares são relativamente mais comuns em quem sofre de diabetes ou hipertensão arterial.

  • Tonturas

Ter tonturas ou desmaios sem nenhuma razão aparente, isso pode indicar hipertensão.

  • Zumbidos

Segundo o investigador Christopher Cederroth, do Instituto Sueco Karolinska, os zumbidos podem ser causados pela hipertensão.

Atualmente, não há provas que algum alimento em particular diminua a pressão arterial, mas muitas pessoas acreditam que consumir fruta e vegetais ajuda.

Uma alimentação à base de vegetais, legumes, fruta, peixe, frutos do mar e gorduras saudáveis previne a hipertensão, doenças cardiovasculares, cancro, diabetes tipo 2 e até a depressão.

Cegonha macho viaja 14.000 km todos os anos para encontrar a sua companheira incapaz de voar

Mãe só tinha alguns meses para viver – até ser salva pela nova esposa do ex-marido