Histórias

“Se alguém ler, avise o meu pai”: mensagem numa garrafa de menina que viajava no Titanic

A natureza trágica da história, aliada à comovente interpretação de Leonardo Di Caprio e Kate Winslet acompanhada pela voz de Céline Dion, fez com que o Titanic seja objeto de interesse global e qualquer notícia – real ou fictícia – sobre o transatlântico britânico que naufragou em 1912 dá que falar. Portanto, é inevitável que a mensagem na garrafa encontrada em 2017 se tenha tornado viral.

“Jogo esta garrafa ao mar porque temos de chegar a Nova Iorque dentro de alguns dias. Se alguém a encontrar, avise a família Lefebvre em Liévin”, dizia a carta alegadamente assinada por Mathilde Lefebvre em 13 de abril de 1912, um dia antes do naufrágio do Titanic.

A folha de papel lacrada numa garrafa foi encontrada há 4 anos por uma família canadense e desde então ainda é um mistério não resolvido: será realmente um artefacto histórico ou apenas uma fiel reconstrução póstuma?

A Universidade de Quebec dedicou-se a analisar a garrafa na qual a mensagem surgiu e a fabricação da mesma, e segundo o laboratório de arqueologia, o seu processamento é compatível com o do início do século XX, assim como a qualidade e a análise química do vidro.

Através de um espectroscópio, foi possível analisar a tinta da carta, e esta parece verdadeiramente datada de 1912.

A própria família Lefebvre, família pobre que migrou para a América, provavelmente viajando na terceira classe, também foi importante nas verificações sobre a autenticidade do achado.

Franck, o pai de Mathilde, era mineiro em Lièven e partiu para os EUA em 1910, dois anos antes do Titanic, com um dos seus filhos, Anselme, de 10 anos. Ele levantou o dinheiro para pagar a viagem da sua esposa, Marie, e dos seus outros 4 filhos, mas infelizmente ela pereceu no naufrágio.

Ao saber do naufrágio do transatlântico e da existência de duas crianças francesas sobreviventes, Franck correu para Nova Iorque para saber se eram dele. Porém, tendo entrado na América com um nome falso, foi imediatamente repatriado para a França.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh