Juan passava todos os verões com a sua avó, Elizabeth, que ele amava muito. Numas férias em particular, ele reparou que ela constantemente olhava pela janela, irritada, e mal brincava com ele.
“O que há de errado, vovó? Agora passa todas as tardes a olhar pela janela, e eu sinto que estás muito chateada”, disse Juan.
A sua avó suspirou. “Os meus vizinhos atiram lixo para o quintal todos os dias. Eles estão a arruinar o meu jardim de flores”, respondeu ela, quase a chorar.
“Porque é que não reclama por isso? Isso não está bem. Eles não deveriam sujar a propriedade de outra pessoa!”, disse o menino.
A avó Elizabeth abanou a cabeça e confessou que estava com medo de confrontar os seus vizinhos. “Eles são perigosos, eu consigo perceber isso pela forma como eles agem”, explicou ela ao neto com tristeza.
Sabendo o quanto a situação afetou a sua avó, o menino decidiu agir. “Não se preocupe, vovó! Vou colocar o meu traje de Batman para reivindicar o seu jardim. Eles nunca mais vão atirar lixo para lá”, disse ele, abraçando-a.
A avó triste não pôde deixar de sorrir com a inocência do seu neto. “Se todos pensassem como uma criança de 9 anos, o mundo seria um lugar muito melhor”, pensou.
No dia seguinte, o menino vestiu o seu traje de Batman e esperou na janela que alguém se aproximasse. Depois de alguns minutos, ele viu um homem musculado a aproximar-se e imediatamente correu em direção a ele.
“Ei, você! É você que atira lixo no quintal da minha avó? Quero dizer… No quintal desta senhora? Eu sou o Batman, então ela não é a minha avó. O Batman não tem avó”, disse ele, fazendo o possível para se fazer passar pelo super-herói mascarado.
O homem alto e musculado virou-se e olhou para Juan com curiosidade. “Pelo contrário, eu recolho lixo dos contentores das pessoas. Eu sou um coletor de lixo. E aí, Batman? Alguém está a incomodar a velhinha que mora nesta casa?”, perguntou, brincando com o menino.
“Sim! Esta mulher precisava da ajuda do Batman, então eu vim. As pessoas ao lado atiram lixo para o jardim todos os dias e estão a estragar as suas flores”, respondeu ele, apontando na direção dos seus vizinhos.
O homem olhou para a casa do vizinho e decidiu que queria ajudar Juan na sua missão. “A cidade precisa de si, Batman! Obrigado por vir ajudar esta pobre velhinha”, disse ele, usando o lema do super-herói, para alegria de Juan.
“Isso não é maneira de tratar os idosos. Eu entendo-te, cavaleiro das trevas! Deixe-me ajudá-lo”, acrescentou, com uma voz séria. Então, caminhou até casa do vizinho e atirou lixo de várias lixeiras no quintal deste.
Ao ouvir o barulho de todo o lixo a cair no seu quintal, uma mulher abriu a porta e ficou em choque. “O que é que você pensa que está a fazer?!”, perguntou ela com raiva.
“Esta é uma mensagem do Batman. Ele está a avisar para nunca mais atirar lixo no quintal das outras pessoas. Deixámos tudo claro?”, perguntou, apontando para Juan, que estava atrás da cerca com um olhar ameaçador com os braços cruzados à frente, à semelhança do Batman.
A raiva da mulher, de repente, transformou-se em vergonha. Ela olhou para o quintal da avó de Juan e para o menino vestido de Batman, e não pôde deixar de se sentir mal com o que ela e o seu marido estavam a fazer. Sentiu-se muito envergonhada por ser preciso uma criança para repreendê-los pela sua irresponsabilidade.
Então, fizeram questão de pedir desculpas a Elizabeth assim que o coletor de lixo foi embora, e prometeram não sujar a sua propriedade novamente e ser bons vizinhos no futuro.
Desde aquele dia, ninguém mais atirou lixo no quintal da avó de Juan, e o seu jardim estava cheio de lindas flores que todos os vizinhos admiravam pela beleza e cor.
O pequeno Juan e o coletor do lixo tornaram-se bons amigos e conversavam sempre que o homem fazia as suas rondas naquela rua.
A avó Elizabeth também pôde passar mais tempo com o neto, pois não estava mais preocupada com o estado do seu jardim.
O que podemos aprender com esta história? Respeite a propriedade dos outros. Os vizinhos da avó Elizabeth atiravam lixo para o seu jardim e, embora isso a incomodasse e danificasse as suas flores, ela nunca teve coragem de enfrentá-los, então a situação arrastou-se com o tempo.
É importante defender sempre o que é certo, mesmo quando as probabilidades estiverem contra. A senhora olhou impotente para os abusos dos vizinhos sem ousar reivindicá-los, mas a coragem do neto e as ações do coletor de lixo mudaram a situação. PARTILHE!