Curiosidades

Massa de ar polar prevista para esta sexta-feira e pode trazer neve

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na tarde desta sexta-feira espera-se uma alteração significativa das temperaturas, que se deve a uma massa de ar polar.

“A partir da tarde de dia 26, devido ao transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vinda da Islândia, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo”, comunicou o IPMA.

As previsões indicam uma descida gradual da temperatura, com vento intensificado, em especial no litoral oeste e nas terras altas, com sopros fortes de norte até 50 km/h, e rajadas até 70 km/h.

Segundo o IPMA, no fim-de-semana “as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15 graus Celsius, com exceção da costa sul do Algarve e alguns locais do Alentejo, onde podem ser ligeiramente superiores (2 a 3 graus) e das regiões do interior Norte e Centro, onde os valores da temperatura máxima deverão variar entre 5 e 10 graus Celsius. Relativamente aos valores da temperatura mínima, deverão ser inferiores a 10 graus Celsius e da ordem de 0 a 5 graus Celsius nas regiões do interior, onde se preveem as primeiras geadas da época”.

O frio e vento mais intensos “deverão originar desconforto térmico, e entre os cenários possíveis a partir das previsões meteorológicas, admite-se a ocorrência de precipitação dispersa nas regiões Norte e Centro no dia 27, que a ocorrer, deverá originar alguma neve nas terras altas”.

Até amanhã, a Europa continua sob a influência conjunta de um anticiclone intenso, a oeste das ilhas Britânicas e alterações nos níveis altos da troposfera, relacionados com o transporte de massas de ar genericamente tropicais do interior da Península Ibérica.

Assim, até quinta-feira serão registadas temperaturas máximas com valores superiores à média da época do ano, em geral entre 20 e 25 graus Celsius), sendo possível que ocorram aguaceiros e trovoadas no Centro e Sul do país. PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh