Histórias

Neto leva o seu avô de 95 anos para uma viagem no trailer em vez de o deixar numa casa de repouso

Quando Johnnie Dimas, um veterano da segunda guerra mundial de 95 anos, perdeu a sua esposa e cuidadora a tempo inteiro, com quem estava há 67 anos, não parecia haver muitas opções, a não ser sair de sua casa e ir para um lar.

Mas ele e a sua falecida esposa sempre juraram que nunca acabariam numa casa de repouso – então, o neto Roger Gilbert arquitetou um plano.

Ele arranjou forma de mudar o avô Johnnie de Illinois para sua casa e da sua esposa Jo, em Sedona, Arizona, há 2 anos.

Em outubro passado, eles decidiram embarcar numa viagem épica pelos EUA no seu trailer, visitando todos os lugares da lista de desejos do avô.

Sabendo que o tempo era limitado, o trio improvável explorou o máximo possível juntos – de Mardi Gras a Las Vegas, a um encontro com um camelo chamado Roger numa fazenda de laticínios na fronteira com o México.

Mais importante ainda, eles tiveram a oportunidade de visitar vários museus da Segunda Guerra Mundial, onde Johnnie foi “tratado como uma estrela do rock”, e ainda teve a sorte de encontrar um colega de guerra lá.

“Acho que foi profundamente catártico para o avô conseguir processar tudo o que aconteceu numa idade tão jovem” disse Jo.

Johnnie alistou-se na Marinha dos EUA aos 17 anos – e devido à sua tenra idade, o seu pai teve de contratá-lo. Ele serviu em Guam, onde foi ferido e enviado de volta aos EUA para se recuperar num hospital.

Ele sofreu de transtorno de stress pós-traumático grave e chegou a ser tratado com terapia de choque elétrico, até “testemunhar um amigo e colega soldado a ser carregado numa maca”. Depois disso, deu alta do hospital e foi para casa.

Antes de carregar a sua cadeira de rodas no trailer para a viagem, eles apelidaram o seu veículo de “Sweet Mary Bus”, em homenagem à falecida esposa de Johnnie. “Ele chorou, pois costumava chamar Sweetie à minha avós”, explicou Roger.

Algumas das suas paragens favoritas acabaram por ser Tombstone Arizona, White Sands, Novo México e as vários locais do Texas, como San Antonio, Austin, Dallas e El Paso.

Num dia sentimental, o Sweet Mary Bus chegou a Waco, também no Texas, onde o avô Johnnie nasceu e foi criado.

“Ele adorava comida, então divertimo-nos muito em Louisiana, a provar lagostins, crocodilos e todas as coisas pelas quais New Orleans é conhecida”, lembra Roger.

Eles visitaram os pântanos de Louisiana num aerobarco e aproveitaram as celebrações do Mardi Gras, antes de voltar para o Arizona.

“Posso dizer honestamente que cuidar do avô foi a coisa mais difícil e recompensadora que já fizemos. Cuidar de alguém 24 horas por dia, 7 dias por semana é um trabalho muito difícil, mas também nos ensina a ser altruísta. O avô ensinou-nos muitas coisas. Com a alegria e felicidade que sentiu ao sentar-se perto de uma fogueira, ou com os doces momentos passados ​​a dar pipocas aos patos, ensinou-me que os momentos simples e tranquilos da vida são os mais valiosos. Foi uma honra ver como as pessoas respeitaram o seu serviço na Segunda Guerra Mundial e como ficaram fascinadas por ele e pelas suas histórias. Enquanto caminhávamos pela rua, as pessoas paravam para lhe apertar a sua mão e agradecer pelo seu serviço, mas não costumavam ficar o tempo suficiente para ver como isso o deixava cheio de emoção e gratidão profundas”, disse Jo.

Num hangar de aeronaves da Segunda Guerra Mundial transformado em museu no Texas, a jovem que ajudou a administrar o lugar ficou tão feliz por conhecer alguém que viveu naquele tempo que deu a Johnnie uma tour pessoal e uma camisola.

“Ela ficou emocionada por poder tirar fotografias com ele, e antes de partirmos, disse que conhecê-lo fez o seu ano! Foi aqui que o avô ganhou a sua caneca favorita, que dizia em grandes letras vermelhas “Para o inferno com o Hitler” e o fazia rir todas as manhãs quando bebia o seu café”, conta Jo.

Infelizmente, o memorável homem de 96 anos faleceu este ano, no dia 16 de agosto. A próxima viagem planeada tinha como destino Graceland, a casa do seu maior ídolo – Elvis. Ele estava muito entusiasmado para ir, mas a sua saúde deteriorada não o permitiu.

Curiosamente Roger e Jo descobriram que o avô morreu no mesmo dia que Elvis, passados 53 anos depois.

Embora tenham ficado muito tristes pela grande perda, o casal guardará para sempre as lindas memórias que fez com o adorado avô Johnnie.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh