Curiosidades

Irmãos que brigam muito: 4 coisas que os pais podem fazer

É muito normal haver brigas entre irmãos, principalmente quando se trata de crianças, seja por disputas pela atenção dos pais, brinquedos, comida ou qualquer outro motivo.

Naturalmente, não é algo fácil de lidar para os pais, mas é importante que os adultos não vejam os conflitos entre os filhos como um fracasso na sua forma de os educar.

Em vez disso, devem ver a situação como uma oportunidade para transmitir melhores valores e dar o exemplo. Preparar as crianças neste sentido vai não só dar-lhes ferramentas para uma convivência mais harmoniosa em família como também para lidar com outras pessoas fora do lar, o que vai contribuir para uma maior estabilidade e felicidade.

Aqui ficam alguns conselhos para os pais nesta situação:

  • Propor soluções e estabelecer regras

O ideal é sempre sentar-se com os filhos e conversar. Por vezes, quando as crianças brigam, os pais estão ocupados e limitam-se a reclamar a partir do sítio onde se encontram. Porém, devem chamá-las para falar calmamente. É também importante definir desde cedo regras de utilização de equipamentos juntamente com os filhos, incluindo-os para que se sintam parte das decisões de família.

  • Mediar os conflitos

Os pais devem ouvir todos os filhos com igual atenção, para evitar que algum se sinta injustiçado e inferior. É preciso escutar com ponderação e escolher bem as palavras, protegendo sempre a autoestima das crianças.

  • Não intervir sempre

É importante que os pais saibam intervir em situações de conflito dos filhos, mas também que saibam quando devem deixar as crianças resolver as coisas sozinhas. Para tal, os adultos devem avaliar bem cada situação e fomentar formas saudáveis de comunicar, para as transmitir com hábitos às crianças.

  • Ser justo

Muitos pais têm tendência a proteger demasiado o filho mais novo, que acham ser mais frágil, e a exigir demasiado do mais velho. Porém, devem ouvir e procurar compreender ambos de igual forma, independentemente da idade e características. Esse sentido de justiça ajudará as próprias crianças a sentir-se mais seguras, a confiar mais nos pais e a comportar-se melhor.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh