Inspiração

Irlanda transforma pessoas sem-abrigo em guias turísticos

A capital da Irlanda, Dublin, tem sofrido muito com a crise imobiliária – o fenómeno da inflação do valor das habitações – tal como muitas outras cidades pelo mundo. Em consequência, o número de sem-abrigos aumenta consideravelmente.

Recentemente, Tom Austin, estudante do Trinity College, teve uma ideia, e em conjunto com Pierce Dargan e Gareth Downey, resolveu criar um projeto que emprega pessoas sem-abrigo como guias turísticos de Dublin.

Desta forma, os sem-abrigo conseguem aproveitar o seu conhecimento sobre a cidade para ganhar algum rendimento e são reintegrados socialmente em simultâneo.

Tom inspirou-se nas excursões com temas de pessoas sem-abrigo em Manchester, Londres e outras cidades, e obteve o apoio da Dublin Simon Community, organização sem fins lucrativos.

Então, iniciou o projeto, com Derek McGuire como primeiro guia. Derek trabalhou como voluntário durante 25 anos, e acabou por ficar sem-abrigo depois de acabar uma relação e não ter como pagar a hipoteca da sua habitação.

Derek mostra os locais onde pernoitou durante 2 anos, após perder a sua propriedade em 2014 e passar por 5 abrigos, numa rota de 1,3km.

O passeio tem a duração de 90 minutos e um custo de 10€, e no seu decorrer Derek vai contando às pessoas anedotas e algumas das histórias resultantes das suas experiências de vida. Pelo meio, avisa sempre sobre “os quatro cantos do inferno” – um conjunto de 4 bares famosos por conflitos.

Desde que começou a ser guia, Derek sente que reconquistou o seu sentido de identidade, o seu propósito. “Vejo isto como uma oportunidade de contar a minha história”, disse.

Agora, Tom quer expandir o projeto e conseguir mais guias para outras áreas da cidade.

O que acha desta iniciativa? PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh