Curiosidades

Investigador brasileiro cria Hidrogel de gengibre que evita amputação em diabéticos

Recentemente, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia (INPA) deu a conhecer boas notícias para as pessoas com diabetes.

Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, doutor em Biologia e Recursos Naturais, está a desenvolver um hidrogel à base de gengibre amargo, que pode ajudar a evitar amputações de extremidades em pacientes com diabetes.

Este hidrogel foi testado em 27 pacientes diabéticos, que sofriam com úlceras nos pés, indicadas para amputação, e o resultado foi verdadeiramente impressionante: 95% dos casos foram curados!

Segundo o investigador, a cura ocorre devido ao potencial cicatrizante, anti-inflamatório, analgésico e vasodilatador do gengibre amargo.

O hidrogel tem sido desenvolvido e testado desde 2004, e de acordo com os pacientes que o usaram, a cura deu-se em menos de 2 meses de utilização.

O investigador criou a Biozer da Amazónia, empresa incubada no INPA, não só para produzir o gengibre amargo como também para torna possível a chegada do hidrogel ao mercado.

Este trabalho foi realizado em parceria com a Unicamp, a Faculdade de Medicina do ABC, a Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas e a Fundação de Controle da Oncologia do Estado do Amazonas. A patente requerida já foi obtida, e de momento aguardam pelo aval da Anvisa.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh