Inspiração

Impedida de estudar na infância, senhora aprende a ler e escrever aos 104 anos

Duzinha dos Reis é uma senhora de 104 anos residente em Mato Grosso, no Brasil, que cresceu no interior de Minas Gerais, numa família muito pobre, e por isso não teve oportunidade de frequentar a escola. Para além disso, naquela altura, as pessoas acham que só os homens deviam poder ter acesso à educação.

Com o tempo, Duzinha cresceu, casou, e deixou para trás o grande sonho de aprender a ler e escrever.

“Até tentei, mas o meu marido ficou doente e acabei por desistir. O povo ia dizer que abandonei o meu marido doente. Achei melhor ficar com ele e não estudei mais”, conta Duzinha.

Mesmo depois de ter filhos, netos, e reformar-se, Duzinha não esqueceu do seu desejo de aprender e conseguir ler a Bíblia.

Após completar 100 anos, conheceu uma professora chamada Sandra Regina através da igreja, e soube do projeto Muxiru, que tem como objetivo promover a alfabetização de adultos e idosos em Mato Grosso.

“Quando estava a organizar a turma, procurei à Duzinha se ela não tinha interesse em estudar e ela aceitou na hora. Ela quer escrever o seu nome em todas as aulas, por isso faço um exercício só para ela. No outro dia, durante a aula, estava muito frio e as alunas estavam a reclamar e quiseram ir embora mais cedo, mas ela não aceitou. Disse que tinha ido até lá para estudar e ia ficar até ao fim”, conta a professora Sandra.

O projeto Muxiru tem um total de 270 horas e foi realizado em parceria com diversas igrejas, sindicatos, prefeituras e clubes, e tem ajudado muitos idosos como Duzinha a concretizar o sonho de saber ler e escrever.

Duzinha é a prova que nunca é tarde para investirmos em nós próprios. PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh