Casa

Engenheiro desenha abrigos “igloo” para dar um lugar quente aos sem-abrigo durante o inverno

Uma das maiores vantagens de viajar para o exterior é poder voltar para casa e ter uma nova perspetiva sobre o local onde se mora.

O engenheiro francês Geoffroy de Reynal teve uma realização poderosa depois de deixar a sua casa durante 1 ano e voltar.

“Eu passei 1 ano em Montenegro. Quando voltei para a França, fiquei surpreendido com a quantidade de sem-abrigos nas ruas, então decidi que ia fazer algo para ajudá-los”, conta Reynal.

A França viu o seu número de sem-abrigos aumentar na última década devido à crise financeira global e a um influxo de migrantes da África e do Oriente Médio. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Estudos Económicos da França (INSEE), mais de 12.000 pessoas dormem nas ruas deste país.

“Na maioria das cidades, o programa oficial de ajuda aos sem-abrigo está saturado, mesmo no inverno. Todos nós já vimos pessoas a dormir sob a neve”, disse Reynal.

No inverno de 2018, Reynal usou o seu próprio dinheiro para criar uma residência em forma de igloo que retém o calor do corpo para que os sem-abrigo pudessem permanecer quentes mesmo dormindo ao ar livre. Estes igloos são feitos de espuma de polietileno, um material que ajuda a reter o calor do corpo.

Os igloos são leves e dobráveis, portanto, são fáceis de transportar de um lugar para outro. Para além disso, são cobertos com papel alumínio para proteger as pessoas do clima e do calor.

Depois de ver que os seus primeiros modelos foram um sucesso, Reynal iniciou uma campanha de crowdfunding na qual recebeu doações no valor de cerca de US $ 20.000.

“Usando os meus recursos e o dinheiro da campanha de crowdfunding, construí 20 protótipos de igloos e distribuí 10 em Bordéus e outros 10 em Paris”, disse ele.

Nos últimos 2 anos, o projeto “Iglou” – francês para igloo – expandiu o seu alcance para a República Checa, e Reynal não tem tenciona desacelerar.

“A minha ambição é produzir estes igloos em grande escala – centenas ou mesmo milhares deles. Também quero fazer algumas melhorias, como colocar rodas para torná-los ainda mais fáceis de transportar ou construir igloos modulares maiores para famílias”, conta Reynal.

Ele também espera levar a sua invenção até os EUA, onde o número de sem-abrigo continua a aumentar.

“Em países como a Polónia, há muita gente a dormir na rua. Nos EUA, os igloos podem ser muito úteis em cidades como Chicago, que são muito frias e nevosas durante o inverno”, explicou.

Os igloos de Reynal são o exemplo perfeito de alguém que usa o seu tempo e talento único para ajudar aqueles que mais precisam. Imagine quão melhor seria o mundo se todos nós fizéssemos o mesmo?

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh