Histórias

Idosa é enganada ao telefone e entra em pânico numa loja: os funcionários oferecem-se para ajudá-la

Sabia que muitos ladrões se transformaram em milionários drenando vales-presente comprados por pessoas que manipularam por meio de chamadas e e-mails fraudulentos?

Na verdade, isso está a acontecer com tanta frequência nos EUA que as lojas Safeway, no sul do Colorado, começaram a colocar cartazes perto dos quiosques de cartões-presente, informando os compradores que os cartões-presente devem ser usados unicamente como prenda, e não pagamento para alguém que diga ser um agente da lei, trabalhador de uma agência governamental ou representante de uma empresa.

A Safeway está a fazer parceria com as autoridades locais para aumentar a consciencialização sobre golpes de cartões-presente e ajudar a treinar funcionários para reconhecer os sinais de um desses golpes e ajudar a evitar que os compradores cometam erros que normalmente acabam por custar centenas de dólares.

“Portanto, nas nossas 123 lojas em toda a nossa divisão, provavelmente recebemos cerca de um aviso por dia, com certeza algumas vezes por semana, de um cliente que caiu numa fraude, ou que acreditamos que pode ter caído. O aumento destas fraudes afetou não apenas os idosos, mas também os profissionais nas nossas comunidades”, disse David Montoya da Safeway e Albertson’s Grocery Chain.

Segundo a Federal Trade Commission, os cartões-presente são a melhor maneira de os golpistas financiarem os seus esquemas. Em 2020, os golpistas ganharam mais de US $ 124 milhões desta forma, pois as pessoas foram intimidadas com chamadas e e-mails fraudulentos que as levaram a comprar cartões-presente para lhes pagar.

Em novembro de 2019, um funcionário da Safeway em Woodland Park ajudou uma cliente idosa a evitar um desses golpes de vale-presente.

“Quando ela mencionou o que aconteceu, eu expliquei-lhe que nenhuma agência governamental alguma vez pedirá as suas informações ou vales-presente. Então, explicamos-lhe isso. Estabelecemos que era uma fraude e resolvemos o problema”, contou a funcionária Sophia Rossi.

“Ela sabia que algo estava errado ao olhar para mim. Eu estava a tremer. Fez-me sentir que as pessoas se importam, porque muitas vezes as coisas acontecem e as pessoas simplesmente olham para o outro lado e continuam, mas foi ótimo porque ela preocupou-se o suficiente para me alertar”, disse Jean, a idosa em questão, após a ajuda de Sophia.

Por causa das ações dos funcionários da Safeway naquele dia e da disposição de Jean em obter ajuda, ela evitou pagar aos golpistas US $ 700 em cartões-presente do Google Play.

Os golpistas exigirão que você compre cartões-presente e, em seguida, pedem que lhes forneça os números do cartão. Depois de fazer isso, os vigaristas drenam o cartão e o dinheiro desaparece.

É importante relatar estes crimes para que os investigadores possam manter-se atualizados sobre as táticas de fraude.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh