Emocionante

Foto de menino que ajuda o pai a fazer “contacto pele a pele” com gémeos prematuros torna-se viral

No norte da Europa, o contacto pele a pele é uma alternativa à incubação exclusiva é muito recomendada para bebés prematuros. No geral, acredita-se que o contacto humano ajuda os bebés a recuperar e evoluir mais rapidamente do que o isolamento numa máquina.

Recentemente, o Hospital Hvidovre em Copenhaga, na Dinamarca, publicou uma fotografia muito especial que rapidamente se tornou viral: um menino estava a ajudar o pai a fazer contacto pele a pele com os seus irmãos gémeos prematuros, cada um com um bebé.

Este contacto costuma ser realizado pela mãe do bebé, mas em situações em que ela não possa, outras pessoas podem fazê-lo – de preferência membros chegados da família.

Na imagem, é possível ver um menino a criar uma ligação para a vida ao segurar carinhosamente o seu irmão adormecido, junto do pai, que segurava o outro gémeo.

Segundo o professor sueco Uwe Ewald, os bebés prematuros são frequentemente retirados da incubadora para receber contacto pele a pele, mesmo quando ainda são mesmo muito pequenos.

Antes disso, o bebé é limpo, seco e embrulhado numa fralda, enquanto o cuidador fica sem camisola para emitir o máximo de calor corporal possível. Passado cerca de uma hora, a criança é alimentada e volta à incubadora.

O professor Ewald garante que o contacto pele a pele aquece mais que uma incubadora, e ainda ajuda a proteger os bebés de infeções graves, através da transmissão de bactérias protetoras.

O peito dos pais regula a temperatura melhor que qualquer equipamento, e ajuda o bebé a respirar melhor, a ficar mais tranquilo e a ganhar peso mais rapidamente.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh