Curiosidades

Falar sozinho não o torna louco, mas sim um génio

Agora, pode pensar em voz alta com ainda mais orgulho.

As pessoas que falam consigo mesmas são muitas vezes vistas como loucas. Se vir alguém na rua a falar sozinho, até pode pensar que essa pessoa consumiu alguma droga ou está alcoolizada. Porém, na realidade, os que fazem isso são génios.

Pensar em voz alta ajuda a materializar o que se está a pensar, a dar sentido às coisas. Por exemplo, Albert Einsten costumava repetir os seus pensamentos em voz alta.

Um estudo realizado pelos psicólogos Daniel Swigley e Gary Lupyan, do Quarterly Journal of Experimental Psychology, conclui que falar sozinho é benéfico. Eles pediram a 20 pessoas que procurassem no supermercado uma bola de pão ou uma maçã, e aqueles que se lembraram da palavra em voz alta encontraram os alimentos mais rapidamente.

Segundo os especialistas, é porque dizer as coisas em voz alta ajuda a memória a trabalhar mais rápido e torna as coisas mais tangíveis. Contudo, este “método” só ajuda quando se sabe aquilo que se precisa, quando se está familiarizado com a aparência do objeto em questão, porque aí são ativadas as propriedades visuais do cérebro e é mais fácil encontra-lo. Por outro lado, se não souber como é aquilo que procura, só vai confundir-se mais.

As pessoas aprendem como um bebé ou uma criança quando falam em voz alta. Precisam de ouvir as suas próprias vozes para aprender a usá-las. Os especialistas defendem que esta prática ajuda a organizar os pensamentos e acalmar os nervos. Está a ser o seu próprio terapeuta quando fala sozinho em voz alta, porque está a verbalizar os próprios problemas e a ajudar o cérebro a resolvê-los.

Outro benefício é que ajuda ainda a atingir os objetivos, porque ao focar a sua atenção, reforça a mensagem e controla as suas emoções e distrações, o que ajuda a colocar as coisas em perspetiva e dá motivação.

Quem tira tempo para ouvir a sua voz interna e não se importa de expressá-la em voz alta fará isso com mais orgulho que nunca.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh