Uma escola alternativa no leste de Iowa criou uma forma maravilhosamente criativa de tornar os alunos mais ativos e, ao mesmo tempo, ajudar a comunidade.
O Centro de Aprendizagem Alternativa de Dubuque, Iowa, está a permitir que os alunos ganhem créditos de Educação Física ajudando os idosos e pessoas com deficiência da comunidade a realizar tarefas externas.
Tim Hitzler, professor dessa escola, disse que ele e os seus alunos arrancaram folhas e ervas daninhas, cortaram relva, limparam sarjetas, cuidaram de animais e fizeram muitas outras tarefas necessárias para ajudar pessoas necessitadas a cuidar das suas propriedades.
É claro que os alunos não estão necessariamente entusiasmados com as tarefas – mas ninguém adora fazer a manutenção de uma casa.
“Os alunos, normalmente, não estão muito empolgados no início, mas quando se envolvem e começam a trabalhar no quintal, ficam mais motivados. O que eles gostam mesmo é de ajudar as pessoas”, disse Hitzler.
De acordo com o canal de notícias local KWWL, os estudantes podem escolher entre várias atividades durante as duas últimas semanas de escola, que contarão para seus créditos de Educação Física, e voluntariar-se para trabalhar no quintal é apenas uma das opções.
No Facebook, a escola publicou fotografias dos passeios dos alunos juntamente com membros felizes da comunidade (que às vezes agradecem aos adolescentes com comida!):
“Todos os estudantes que estão envolvidos neste serviço tem sentido orgulho de ajudar aqueles que precisam, assim como um sentimento de realização por levar uma tarefa do início ao fim. A mulher que ajudámos hoje até nos fez algumas sandes de presunto deliciosas – cada aluno comeu 3!”
A Educação Física nas escolas é muito importante, mas é ainda melhor conseguir conciliar a prática de exercício com um propósito maior.
Segundo o CDC , a maioria das crianças não recebe a atividade física de que precisa:
“A atividade física regular na infância e adolescência é importante para promover a saúde e o bem-estar ao longo da vida e prevenir várias condições de saúde. As Diretrizes de Atividade Física dos EUA de 2008 para americanos recomendam que as crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos devem realizar 60 minutos (1 hora) ou mais de atividade física por dia. Infelizmente, muitas crianças e adolescentes não cumprem as recomendações.”
Como sabemos, os programas de educação física costumam ser cortados quando os orçamentos estão muito apertados, e muitas vezes os alunos também tentam escapar às aulas.
Sabendo que o voluntariado pode ter efeitos benéficos para a mente e corpo, esta escola de Iowa decidiu apostar nessa vertente.
Os investigadores descobriram que ajudar outras pessoas na comunidade aumenta a autoconfiança, dá uma visão mais positiva, ajuda a permanecer ativo e pode até mesmo ajudar a afastar transtornos de humor, devido ao contato regular com outras pessoas.
PARTILHE!
![](http://partilhado.pt/wp-content/uploads/2017/02/partilhado-logo.png)