As bebidas com à base de cola, tal como outros refrigerantes, é uma bebida bastante prejudicial para a saúde e já foi provado que a mesma destrói os ossos.
Apesar de saber disto, muitas pessoas não abdicam da sua bebida preferida de cola, pelo menos algumas vezes por semana. É certo que é uma bebida refrescante e saborosa, mas estará isso acima da nossa saúde?

Descubra o que acontece ao nosso corpo depois de beber uma bebida à base de cola:
- Primeiros 10 minutos
Logo depois de beber uma lata de uma bebida à base de cola, o corpo é bombardeado por açúcar – aproximadamente 10 colheres de chá de açúcar (100% da dose recomendada diária) entram no nosso organismo de uma só vez, que só não o rejeita porque os fosfatos contidos na bebida escondem o sabor.
- 20 minutos depois
O nível de açúcar no sangue aumenta, dá-se uma explosão de insulina e o fígado responde transformando todo o açúcar em gordura.
- 40 minutos depois
Toda a cafeína contida numa bebida à base de cola já vai ter sido absorvida pelo organismo e o fígado coloca mais açúcar na corrente sanguínea, mas não se sente nervoso ou excitado porque os recetores de adenosina no seu cérebro foram bloqueados.
- 45 minutos depois
O corpo aumenta a produção de dopamina, o que estimula os centros de prazer do cérebro. Nesta fase, sente-se mais alegre e animado.
- 1 hora depois
O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e o zinco no intestino grosso, o que faz com que também elimine cálcio pela urina.
- Pouco mais de 1 hora depois
A propriedade diurética da cafeína começa a agir e dá vontade de ir à casa de banho, altura em que você vai eliminar cálcio, magnésio e zinco, substâncias que deveriam ir para os ossos.
- Quase 2 horas depois
O entusiasmo que sentia vai passar, vai começar a sentir falta de açúcar, alguma irritação e/ou preguiça.
A esta altura, já urinou toda a água da bebida à base de cola e deitou fora alguns nutrientes que o corpo ia utilizar para hidratar o organismo e fortalecer os ossos e os dentes.
Por todas estas razões, é bastante importante limitar ao máximo a ingestão de bebidas à base de cola ou outros refrigerantes.
PARTILHE!
