Todos os anos, em Niigata, no Japão, uma exposição de fazendeiros e jovens artistas mostra que é possível fazer mais com palha de arroz do que apenas feno.
O Wara Art Festival apresenta esculturas gigantescas feitas de sobras de palha de arroz, conhecidas como “wara”. O evento entrou em hiato em 2020 devido à pandemia COVID-19, mas voltou este ano a tempo do seu 13º aniversário.
Há uma coleção totalmente nova de esculturas feitas à mão no Parque Uwasekigata, incluindo um urso, uma morsa, uma águia e uma lula, entre outros.
O evento anual começou há vários anos, quando os fazendeiros da Aldeia de Nishikan (antiga Vila de Iwamuro) estavam à procura de maneiras de descartar a palha não utilizada da sua colheita de arroz.
A palha de arroz está presente no dia a dia dos japoneses desde os tempos antigos e é compostada após ser retirada da terra e usada como forragem para o gado. Também é usada para fazer decorações tradicionais japonesas e sandálias zori.
Durante o inverno passado, os fazendeiros que não podiam fazer o trabalho agrícola confiaram na criação de artesanato com palha de arroz para ganhar a vida enquanto esperavam que os meses frios passassem.
No entanto, a cultura da palha do arroz foi desaparecendo gradualmente devido às mudanças no estilo de vida e à modernização da agricultura. Hoje, poucas pessoas conhecem as técnicas de processamento da arte da palha.
Uma das técnicas tradicionais que está a desaparecer aos poucos é o Toba-Ami, usada para processar palha de arroz para a Wara Art. A palha de arroz no seu estado natural solto não pode ser usada para fazer arte, então os agricultores da Ala Niskihan tecem-na em forma de folha (Toba-Ami).
Como uma nova forma de usar a palha de arroz, Niigata City e Musashino Art University (também conhecida como “Musabi” no Japão) uniram-se para criar “Wara Art” em 2006, por sugestão de Shingo Miyajima, professor da Musabi na época.
Dois anos depois, o Wara Art Festival foi iniciado como um evento para exibir as criações de estudantes de arte de Tóquio e fazendeiros da Ala Nishikan.
No início, os alunos de Musabi tiveram dificuldade em lidar com a palha de arroz, mas com a ajuda dos artesãos e fazendeiros locais, conseguiram adaptar-se e aprender a criar arte com o material em questão.
A fusão das sensibilidades artísticas desses jovens com as técnicas tradicionais dos locais possibilitou a produção de criações artísticas impressionantes.
Outro aspeto importante do projeto Wara Art é a relação construída entre os jovens urbanos e a comunidade agrícola de Nishikan Ward.
Todos os anos, os alunos da Musabi são convidados a formar equipas de criação da Wara Art na universidade. Os alunos discutem motivos e designs para a arte, e os artesãos da Ala Nishikan fazem as molduras de arte com base nisso e também colhem a palha de arroz necessária para o Wara Art Festival para entregar aos estudantes.
Enquanto criam as esculturas, os alunos ficam em Nishikan Ward para obter conselhos dos artesãos e fazendeiros e alimentam-se da culinária local. Dessa forma, a relação entre as duas partes aprofunda-se à medida que vão concluindo as obras.
O relacionamento deles continua mesmo depois do trabalho ser concluído e os alunos voltarem para Tóquio. Os fazendeiros recebem-nos todos os anos, e outros visitam a Ala Nishikan depois de se formarem.
O tema do Wara Art Festival deste ano é “Coisas da sorte que trazem vitalidade para aqueles que as veem”. De acordo com o site da cidade de Niigata, as esculturas gigantes de palha de arroz “mostrarão um universo completamente alternativo que explora o tema do que seria “se as coisas fossem diferentes”.
A exposição vai até 31 de outubro de 2021, no Parque Uwasekigata. Confira a galeria abaixo para ver as gigantescas criaturas de palha exibidas no Wara Art Festival deste ano e em anos anteriores.
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