Inspiração

Aos 81 anos ela faz ginástica todos os dias: os seus vídeos comprovam que nunca é tarde para entrar em forma

Erika Rischko, uma senhora de 81 anos residente em Langenfeld, na Alemanha, é mãe, avó, e surpreendentemente, “fitness influencer”.

Descrevendo-se como uma “flor que desabrochou tarde” no que toca ao fitness, agora dedica-se a inspirar pessoas de todas as gerações com os treinos que partilha no TikTok e no Instagram.

“Sinto-me muito honrada que os jovens me vejam como uma inspiração. Se eu puder mudar o estereótipo de que os velhos são chatos ou não ativos apenas um pouco, fico muito feliz”, disse ela.

Erika só começou a praticar exercício regularmente aos 50 anos, quando a sua filha a inscreveu num ginásio local.

“Como os meus filhos saíram de casa, fiquei sozinha. Nos primeiros 5 anos, não era tão “viciada” no ginásio, mas aos poucos comecei a fazer mais e até participei em alguns desafios como aulas de spin de 3 a 4 horas e competições de remo”, conta.

Mais de 20 anos depois, Erika treina 2 vezes por dia, vários dias por semana. “O meu marido, que também tem 81 anos, vai ao ginásio comigo durante a semana pela manhã, mas não treinamos juntos. Durante a semana, também treino 3 a 4 vezes à noite durante uma hora”, acrescentou.

Erika criou uma página de Instagram a pedido da sua filha, que queria que ela partilhasse os seus treinos com a família e amigos.

Quando a pandemia de coronavírus obrigou a fechar os ginásios, Erika começou a participar em desafios de preparação física no Instagram.

“A resposta foi extremamente positiva, o que eu achei muito edificante, pois tenho sido muito insegura durante toda a minha vida. E então a minha filha descobriu o TikTok, que se tornou muito popular”, lembra Erika.

Então, começou a participar em alguns dos desafios de dança e exercício físico no TikTok e rapidamente ganhou uma legião de seguidores.

“Eu nunca esperei receber tantos comentários e seguidores animadores”, disse Erika, acrescentando que a sua filha a ajuda a filmar e publicar os seus vídeos.

“Tanto o Instagram como o TikTok ajudam-me a manter-me atualizada com as novas tecnologias e o que as gerações mais jovens estão a fazer atualmente”, comentou.

No que toca aos treinos, está sempre a experimentar coisas diferentes, que é também um conselho que deixa aos seus seguidores mais jovens.

“Eu estou sempre a misturar exercícios, de modo a conseguir uma intensidade e/ou duração diferentes. É importante mudar a sua rotina de exercícios para ficar mais forte e versátil e não se fartar”, explicou.

Para além do seu estilo de vida ativo, Erika também acredita que a sua longevidade se deve a uma alimentação à base de alimentos frescos, mas sem contar calorias, ingerir álcool muito raramente e ter parado de fumar há 30 anos.

“Acho que o meu conselho é bastante simples: não faça nada extremo – não há necessidade disso – e comece devagar. Coma alimentos saudáveis, mas não se castigue. E descubra o que funciona para si. Encontre uma atividade desportiva que goste, porque se não gostar não vai durar, e se não for tão disciplinado quanto eu, arranje um parceiro de treino, pois não é tão fácil cancelar compromissos com alguém como é connosco próprios”, disse Erika.

Concluindo, o conselho final desta senhora tão inspirador é começar a ser ativo agora. “Eu só queria ter começado ainda mais cedo, antes de completar 55 anos”, admitiu. Mas nunca é tarde para começar, e ela é a prova viva disso.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh