Pode ser estranho, mas os teus pés podem ter influência sobre a qualidade da tua noite. Dormir com os pés fora dos cobertores pode levar a que passes melhor a noite, tornando-a mais descansada.
Segundo um grupo de cientistas, a temperatura corporal e as insónias estão relacionadas. Quando nos sentimos cansados, a temperatura corporal diminui drasticamente, sinal de que o corpo está pronto para umas boas horas de sono.
A pergunta agora é, em que parte desta história entram os pés? A sola dos pés tem duas caraterísticas muito importantes: não tem qualquer pelo e possui uma rede especial de veias que ajudam a regular a temperatura corporal. Conhecida como anastomoses arteriovenosas, esta rede ajuda a regular a irrigação de sangue na pele, contribuindo para aquecer ou arrefecer a pele.
Isto é, quando uma brisa fresca passa pela sola do pé durante a noite, ela arrefece o sangue nesse local. Depois, esse sangue irá circular através do corpo, diminuindo a temperatura corporal e transmitindo a mensagem para o cérebro de que ainda é tempo de dormir.
Por outro lado, se a temperatura corporal for elevada isso vai-nos deixar alerta, mas irá melhorar a nossa memória, o que era um importante mecanismo de sobrevivência no passado. Portanto, com a temperatura corporal elevada, o desempenho irá aumentar em muita coisa, mas não na tarefa de dormir.
É por tudo isto que muitas vezes acordamos com os pés fora dos cobertores: inconscientemente, nós já sabíamos disto. Agora já sabes, se estiveres com dificuldades em adormecer, experimenta colocar um pé fora dos cobertores.