Um turista ficou chocado quando lhe disseram que acumulou uma conta telefónica de £ 192.069 durante os seus quatro dias de férias na Turquia.
John Nisill foi informado pela BT que tinha usado 43 GB de dados durante a sua curta temporada de férias e diz que “quase desmaiou” quando lhe disseram a despesa.
Pior ainda – era o seu telefone de trabalho. Nisill calcula que não fez nada além de responder a alguns e-mails e fazer cerca de 16 minutos de chamadas durante a sua viagem a Marmaris em outubro passado, mas ainda assim recebeu uma conta exorbitante.
O vendedor de carros de 40 anos de Skelmersdale, em Lancashire, disse: “O meu chefe ligou e disse que eu tinha de desligar o telefone porque a conta parecia estar um pouco alta. Eu perguntei em quando ia e ele disse que ia em £ 100.000. No dia seguinte, voltou a ligar-me e disse-me para desligar imediatamente, porque já ia em £ 192.000”.
O seu chefe, Paul Trotter, de 64 anos, da AAA Performance em Rainford, explicou: “A BT ligou-me e eu quase caí da cadeira quando me disseram o valor. Obviamente, foi um erro informativo. Eu dei uma vista de olhos na conta e vi que ela aumentava £ 80 a cada 30 segundos ou mais. Isso não é possível. Mesmo que o John estivesse a fazer o download de blockbusters de Hollywood, não havia como ele ter gastado tanto”.
Paul acrescentou que, de forma bastante previsível, a sua empresa não pode pagar a pesada conta de telefone.
O contrato que John tem contempla 250 MB de dados, mas como é um contrato comercial, ele não recebe nenhum aviso quando está a aproximar-se desse limite. Ainda assim, mais de 40 GB é algo que uma pessoa deve conseguir aperceber-se.
“Fiquei preocupado no começo, mas estou confiante de que a BT perceberá que é apenas um erro. O John teve umas ótimas férias, então não há mal nenhum, e até conseguimos rir disso”, disse o chefe.
Desde então, um porta-voz da BT confirmou que renunciará à conta. “Neste caso, o cliente estava num plano móvel BT Business que incluía uma franquia mensal de dados de 250 MB. Ao viajar para a Turquia, ele excedeu em muito o limite acordado ao consumir 46 GB de dados. Nós alertámos várias vezes que ele tinha excedido as suas permissões de dados, que as tarifas padrão de roaming estavam em vigor e que ele estava a incorrer em excesso. Os nossos registos mostram que o cliente optou por não incluir um limite de dados como parte do seu plano. Recomendamos sempre que os clientes optem por um limite de roaming, como faz a grande maioria dos nossos clientes empresariais. Também pedimos aos clientes que prestem atenção a todas as notificações que lhes enviamos sobre o seu limite de dados. Entendemos que esta é uma conta muito significativa para receber, então, nesta ocasião, vamos dispensar as tarifas de roaming excedentes”.
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