Como fazer os condutores desacelerarem quando não há radares de velocidade nem lombas? Segundo este belga, é fazê-los acreditar que existe um radar real.
Peter Van der Gutch, um homem de 50 anos vive numa estrada muito movimentada, a N403, na qual normalmente não se pode conduzir a mais de 50 km/h.
Mas, como este último lamenta, “muitos motoristas não respeitam o limite de velocidade”. Enquanto a construção de uma estrada regional é prometida há anos, o mau estado da estrada está a piorar a situação, e o morador decidiu resolver o assunto por conta própria.
Trabalhando numa oficina, ele faz um radar falso, tendo o cuidado de encontrar imagens de radares na Internet, enquanto um vizinho se encarregou de imprimir o adesivo da empresa belga responsável pela fabricação de radares.
Para além disso, instalou uma lâmpada que pisca com o controlo remoto. “Vou sentar-me atrás da janela do andar de cima e ver de longe os loucos por velocidade. Então, só preciso de operar o flash atrás da janela com um comando”, explicou o homem. Resultado: o radar falso já consta na aplicação Waze, e os vizinhos ficaram encantados.
E a todos aqueles que acusam a sua prática de ser ilegal, Peter já obteve resposta da polícia local: “O radar foi colocado em terras privadas e continua legal na Bélgica. Não está numa via pública, mas sim num jardim, e se ajuda a que as pessoas dirijam mais devagar, não temos problemas com isso”.
PARTILHE!