Atualmente, os casamentos para a vida vida são cada vez mais raros. Talvez seja porque as pessoas casem com muita leveza e imaturidade emocional, daí desistirem logo após as primeiras dificuldades ou “distrações”.
Antes, sem dúvida que também existiam relacionamentos infelizes, mas devido à tradição cultural, quase ninguém punha a hipótese de se separar, ficando assim condenado a um casamento infeliz.
O ideal seria o meio termo, mas a verdade é que um divórcio continua a ser melhor que um casamento mau, pelas seguintes principais razões:
-
Pode dedicar-se ao seu crescimento pessoal
Quando nos sentimos presos num relacionamento sufocante, acabamos frequentemente por negligenciar-nos a nós próprios, esquecendo os nossos hobbies e paixões. Mas ao libertarmo-nos da união que nos estava a fazer mal, ganhamos tempo e vontade de fazer aquilo que nos dava alegria e experimentar coisas novas.
-
Volta a cuidar da sua aparência
Um relacionamento monótono, em que as pessoas deixam de se esforçar para conquistar o outro, está condenado ao fracasso. Muitas vezes, as pessoas acabam até por se descuidar fisicamente, refletindo a infelicidade que sentem interiormente. Quando dão por isso, são uma sombra daquilo que já foram. Contudo, depois do divórcio, voltam a querer cuidar delas mesmas, ganhando autoestima e alegria de viver.
-
É benéfico para as crianças
Praticamente todos os filhos de pais separados quer que estes voltem, pelo menos no início. Mas ao crescer, percebem que foi a decisão mais saudável e acertada, porque se os pais continuassem juntos sem vontade, continuariam infelizes, e isso refletir-se-ia no dia-a-dia em todas as áreas da vida. É melhor ter pais separados mas amigos, do que juntos mas inimigos.
-
Depois da pessoa errada, vem a certa
O fim de um casamento pode ser sentido como uma pequena derrota, mas também é uma lição sem preço. Agora, as pessoas já se conhecem melhor a elas próprias e sabem o que querem e aquilo que não estão dispostas a admitir, o que é uma grande vantagem em potenciais relacionamentos futuros.
-
Perde um cônjuge, mas ganha a felicidade
Um casamento infeliz é uma prisão à qual muitas pessoas se habituam. Por isso, quando este termina, é normal passar por uma fase de choque. É normal sentir-se perdido e triste, mas com o tempo sentirá mais esperança no futuro.
-
A saúde agradece
Viver numa casa cujo ambiente é sempre pesado é terreno fértil para o desenvolvimento de transtornos graves, a nível físico e psicológico. Para bem da própria saúde, o melhor é cortar o mal pela raiz. Quando sai do seu casamento infeliz, a pessoa sente uma sensação de alívio e menos ansiedade, reencontrando um otimismo que julgava perdido eternamente.
Tendo em conta todos os pontos mencionados acima, é importante lembrar-se que há males que vêm por bem e nunca é demasiado tarde para começar uma nova vida e ser feliz.
Se se sente miserável no seu casamento, está na altura de ter a coragem de encarar a realidade, refletir com sinceridade e respeito, e admitir que já chega.
PARTILHE!
