Histórias

Dão 100.000 dólares a homem sem-abrigo e ele gasta tudo em 6 meses: um experimento social preocupante

Em 2005, um homem sem-abrigo chamado Ted Rodrigue encontrou-se na posse de uma pasta cheia de notas novas de $ 20 e $ 50, totalizando $ 100.000 dólares, e foi informado que poderia fazer o que quisesse com o dinheiro – desde que deixasse uma equipa de documentários filmar os resultados.

O que aconteceu em seguida tornou-se a base do polémico documentário “Reversal of Fortune”.

A oportunidade surgiu originalmente por cortesia do roteirista Wayne Powers, cujas negociações frequentes com a considerável população de sem-abrigos de Los Angeles o levaram a questionar-se: “O que aconteceria se eu desse a um deles um milhão de dólares? Será que isso os deixaria pior?”.

Depois de obter financiamento para o projeto da rede de TV Showtime (mas tendo o seu orçamento reduzido para “apenas” US $ 100 mil), Powers procurou Ted depois de sentir que ele era um bom homem, que já tinha sofrido muito na vida e merecia uma segunda chance, e após um breve processo de triagem para confirmar que ele estava livre de drogas, escondeu a pasta numa lixeira próxima.

Rodrigue, então com 45 anos, que estava sem-abrigo há 2 décadas naquela altura, e sobrevivia com cerca de US $ 20 por dia a recolher latas e garrafas, inicialmente suspeitou da premissa, alegando mais tarde: “Achei que fosse conseguir. Eu pensei que era dinheiro de drogas. Depois, pensei que fosse um acessório para o filme, e que eu teria que devolvê-lo”.

Mas assim que os cineastas o tranquilizaram, de que o dinheiro era seu para fazer o que quisesse, a importância do dinheiro inesperado finalmente atingiu Ted.

A partir desse momento, os cineastas não interferiram de forma alguma na vida de Ted ou nos seus gastos, apenas observando e documentando o seu dia-a-dia. No entanto, eles deram a Ted acesso a um consultor financeiro, cujo conselho ele estava livre para solicitar ou ignorar conforme desejasse.

Então, quais foram os resultados? Após começar devagar, presenteando-se com uma nova bicicleta e um quarto num motel, os gastos de Ted rapidamente começaram a sair do controlo, à medida que ele começou a gastar muito dinheiro e a ignorar os conselhos do seu consultor financeiro.

Depois de ajudar alguns dos seus amigos sem-abrigo, Ted percebeu que estava a tornar-se cada vez mais popular entre as mulheres (incluindo uma com quem se casaria por um breve período), mas logo se sentiu ressentido com a atenção indesejada.

“As mulheres estavam a aglomerar-se por toda a parte. Eu saía do bar só para me afastar de tudo e elas seguiam-se. Não era sobre mim. Era sobre o dinheiro. Eu sei disso. Não sou estúpido”, disse Ted.

Em seguida, ele reconectou-se com a sua família distante, que parecia genuinamente querer ajudá-lo. As suas irmãs até ligavam para ajudá-lo a encontrar trabalho em algo que ele gostasse, como construção.

No entanto, Ted não apreciava os seus esforços, pois não gostava que elas se intrometessem na sua vida, a seu ver. Ele ignorou a preocupação delas e até se recusou a continuar a encontrar-se com o seu consultor financeiro, acreditando que ele só queria o seu dinheiro, como quase todo mundo.

Ted acabou por revelar que não tinha intenção de encontrar trabalho, acreditando que os US $ 100.000 durariam pelo resto da sua vida, e começou a gastar ainda mais generosamente – chegando a pagar US $ 34.000 por um novo camião e alugando um apartamento de luxo.

Em pouco tempo, o dinheiro acabou e Ted estava de volta ao ponto de partida, tendo estourado a quantia inteira em pouco mais de 6 meses e encontrando-se mais uma vez sem-abrigo.

“Uma pessoa nunca pensa isso, mas o dinheiro vai acabar mais cedo ou mais tarde”, revelou Ted numa entrevista dois anos depois.

O paradeiro atual de Ted é desconhecido e, embora ele parecesse ressentido com toda a situação, ele admitiu que estava muito contente por ser mais uma vez um sem-abrigo e estar de volta ao ponto de partida.

Vários estudos têm mostrado que os vencedores da Lotto frequentemente voltam à bancarrota dentro de 3-5 anos e, neste caso, parece que Ted não foi diferente.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh