Emocionante

Os cientistas confirmam: cuidar dos netos aumenta a esperança de vida

Se precisa de um motivo para cuidar dos seus netos, agora você tem oficialmente baseado na ciência.

Um estudo conduzido pela revista Evolution and Human Behavior, em que participaram mais de 500 pessoas com 70 ou mais anos de Berlim, mostra que os avós que cuidam dos seus netos tendem a viver mais tempo que os outros.

Os idosos que ajudaram a tomar conta dos netos viveram pelo menos mais sete anos após a conclusão do estudo, enquanto os outros tinham uma expectativa de vida média de apenas quatro anos depois do fim do mesmo. Metade dos avós que cuidaram de netos ainda estavam vivos passados 10 anos da entrevista do estudo inicial.

Os investigadores sugeriram que o cuidado dá aos idosos um propósito e mantém-nos ativos. Para além disso, pode estar enraizado no nosso passado evolucionário, segundo Sonja Hilbrand, uma das autoras do estudo e estudante de doutoramento no departamento de psicologia da Universidade de Basel, na Suíça.

O estudo ainda vai mais além: não ter contacto com os netos pode ter um impacto muito negativo na saúde das pessoas.

Ajudar os filhos e netos adultos de alguma forma também ajuda a viver mais tempo, revelou o estudo. Aliás, mesmo que se alguém que os participantes cuidassem não fosse um parente, ainda obteriam os mesmos benefícios.

Todos sabemos que passar tempo com crianças pode ser exaustivo, mas até agora, não havia ciência para sustentar que também pode ajudar a prolongar a vida.

“O cuidado pode dar aos cuidadores um propósito de vida, porque os cuidadores se sentem úteis para os outros e para a sociedade. Logo, cuidar pode ser uma atividade que mantém os cuidadores física e mentalmente ativos”, diz Bruno Arpino, professor associado da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona.

Os participantes do estudo realizaram exames médicos e entrevistas a cada dois anos, de 1990 a 2009. Apenas cuidadores “ocasionais” foram estudados, não avós que estavam realmente a criar os seus netos em tempo integral, em casos em que as crianças não têm os pais.

Aparentemente, este último cenário pode ser realmente prejudicial para as pessoas idosas, de acordo com o estudo. Mas cuidar dos netos de vez em quando? Sim, isso certamente será bom para todas as partes.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh