Dicas

Coronavírus: pare de tocar no seu rosto agora com estes 5 truques

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estamos perante uma pandemia global: o novo coronavírus.

O Covid-19 é transmitido entre humanos através de gotículas saídas da boca ou nariz das pessoas infetadas, e também do contato com objetos ou locais contaminados pelo vírus.

A OMS solicita a todos que reforcem os cuidados básicos de higiene, lavando as mãos frequentemente com água e sabão, ou gel à base de álcool. Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço ou use um lenço de papel e coloque-os no lixo e higienizando as mãos logo a seguir.

Para além disso, é importante evitar locais com multidões e toques, e manter sempre, no mínimo, 1 metro de distância de todas as pessoas. Evite ainda tocar nos olhos, nariz e boca, embora seja mais difícil de controlar.

Um estudo publicado pela Universidade de New South Wales na Austrália analisou o comportamento de 26 participantes e constatou que cada um deles tocou no próprio rosto, em média, 23 vezes por hora.

De todos os toques faciais, 44% deles foram com as mãos diretamente na boca, nariz ou olhos, que são como portas de entrada para o vírus entrar no organismo.

Tocar na própria cara é um gesto muito espontâneo, tanto que maior parte das vezes nem damos conta que o estamos a fazer.

Para ajudar a controlar isso, existem alguns truques:

  • Tenha lenços de papel sempre à mão

Para além de os poder utilizar quando for tossir ou espirrar, também pode servir para quando sentir vontade de coçar o nariz ou qualquer outra parte do rosto.

  • Mantenha as mãos ocupadas

Tente manter as mãos ocupadas com objetos como uma bola anti-stress, um elástico no pulso ou qualquer outra coisa que lhe permita manter as mãos afastadas do rosto. Lembre-se que, neste caso, deve higienizar com regularidade o objeto escolhido.

  • Lave as mãos com sabonetes perfumados

Se lavar as mãos com sabonetes com aromas intensos, o cheiro ao aproximar as mãos do rosto vai lembrá-lo que não o deve fazer.

  • Se rói as unhas, use um verniz com sabor desagradável

Junte o útil ao agradável e diga adeus ao terrível hábito de roer as unhas de vez, usando um verniz especial para esse fim.

Enquanto trabalha no computador, este site ajudá-lo-á a lembrar-se de não tocar no rosto, através de alertas desencadeados por uma monitorização pela sua câmara.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh