Histórias

Coletores de lixo criam biblioteca comunitária com milhares de livros reciclados das ruas

Os catadores de lixo da capital turca abriram uma biblioteca pública composta inteiramente de livros anteriormente destinados aos aterros sanitários, dando um novo significado à noção de que os livros são intemporais.

A biblioteca, localizada no distrito de Çankaya, em Ancara, foi fundada depois de os funcionários do saneamento começarem a guardar livros descartados.

Durante meses, juntaram livros abandonados, e conforme a notícia da coleção se ia espalhando, os residentes resolveram doar-lhes livros diretamente.

Inicialmente, os livros só podiam ser emprestados pelos funcionários e as suas famílias, mas à medida que a coleção cresceu e o interesse se espalhou por toda a comunidade, a biblioteca acabou por ser aberta ao público em setembro do ano passado.

“Começámos a discutir a ideia de criar uma biblioteca a partir destes livros. E como todos apoiaram, esse projeto aconteceu”, disse o prefeito de Çankaya Alper Tasdelen, cujo governo local supervisionou a abertura da biblioteca.

Hoje, a biblioteca possui mais de 6.000 livros que vão desde literatura a não ficção. Há também uma secção infantil popular com histórias em banda desenhada e uma secção inteira para pesquisas científicas. Também há livros em inglês e francês disponíveis para visitantes bilíngues.

A biblioteca está instalada numa fábrica de tijolos desocupada na sede do departamento de saneamento. Com uma fachada de tijolos envelhecidos e longos corredores, o espaço era ideal para uma biblioteca.

Os livros são emprestados durante duas semanas, prazo que pode ser estendido se necessário.

“Por um lado, havia pessoas que deitavam livros fora. Por outro lado, outras pessoas estavam à procura desses mesmos livros”, disse Tasdelen.

A coleção cresceu tanto que a biblioteca agora empresta os livros recuperados a escolas, programas educacionais e até mesmo prisões.

“Professores de vilarejos de toda a Turquia estão a solicitar livros”, disse Tasdelen. Tendo em conta o sucesso, a prefeitura também contratou um funcionário em tempo integral para administrar a biblioteca.

A biblioteca costuma estar cheia de filhos de funcionários municipais e alunos de escolas próximas. Há também um lounge para leitores e tabuleiros de xadrez para visitantes.

A biblioteca é especialmente popular entre os ciclistas que pedalam no vale próximo e fazem uma pausa para uma leitura rápida e uma chávena de chá.

“Antes, eu desejava ter uma biblioteca em minha casa. Agora, temos uma biblioteca mesmo aqui”, disse Serhat Baytemur, catador de lixo de 32 anos.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh