Emocionante

“Chega de ansiedade, faz mal à saúde”: os conselhos de um médico italiano para superar o stress do Coronavírus

Atualmente, vivemos um momento histórico alarmante devido à pandemia do novo coronavírus, COVID-19.

A velocidade com que este vírus se tem espalhado tem motivado medidas de prevenção um pouco por todo o mundo.

Assustadas, muitas pessoas têm feito corridas ao supermercado para adquirir álcool em gel, todo o tipo de enlatados, papel higiénico, entre outros artigos. Porém, é importante manter a prudência e evitar comportamentos extremos.

Para além disso, ter de ficar em casa em quarentena, com acesso a notícias preocupantes a toda a hora, pode contribuir para uma sensação de desânimo, ansiedade, medo e tristeza.

O Dr. Adolfo Panfili, ortopedista italiano e presidente da Associação Internacional de Medicina Ortomolecular (AIMO), publicou um vídeo na sua página de Facebook, em que explica porque é que o stress é inimigo do nosso bem-estar, e até do sistema imunitário.

Nos momentos de maior ansiedade, libertamos bastante adrenalina, cortisol e noradrenalina, substâncias que podem limitar, se não mesmo reduzir por completo, a capacidade do nosso corpo se defender contra patógenos externos. Dessa forma, estamos mais sujeitos a possíveis infeções e doenças.

Segundo muitos estudos sobre o tema, o stress também pode provocar efeitos secundários, pois quando estamos mais ansiosos, temos mais tendência a deixar-nos levar por vícios ou comportamentos errados como fumar, beber ou comer demasiado.

Por último, o médico italiano aconselha todos a levar as coisas com o máximo de serenidade possível. É importante ocupar o tempo de forma positiva, com atividades como meditação, leitura, entre outras.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh