Inspiração

CEO que cortou $ 1 milhão do próprio salário para dar a todos os funcionários um salário mínimo de $ 70.000 continua a prosperar passados 6 anos

Dan Price, o CEO da Gravity Payments, empresa de processamento de cartões de crédito com sede em Seattle, protagonizou muitas manchetes há 5 anos, por ter reduzido voluntariamente o seu salário de 1 milhão de dólares.

Ele fez um corte considerável ao próprio salário para pagar a todos os seus funcionários um salário mínimo de $ 70.000, acreditando que era a maneira certa de dar um impulso moral aos seus funcionários e, ao mesmo tempo, garantir que eles recebessem um salário justo e digno.

O movimento extraordinário ganhou reconhecimento mundial, mas Price achou que não deveria ter recebido tantos elogios pelo que fez. Em vez disso, ele acredita que deveria ser a norma para todas as empresas e empregadores.

A Gravity Payments, que também está localizada em Boise, atende a pequenas e médias empresas. A empresa ajuda a reduzir os custos e problemas encontrados pelas empresas que aceitam cartões de crédito para pagamento, e também ajuda as pequenas empresas a mergulhar no mundo do comércio eletrónico para competir com empresas mais importantes.

Como muitas empresas, as receitas da Gravity desceram nos primeiros dois meses da pandemia.

“Estávamos a perder em média cerca de US $ 50.000 por dia, ou US $ 1,5 milhão por mês. A empresa tinha literalmente três a quatro meses de vida”, disse o CEO.

Ele informou a sua equipa sobre os problemas financeiros da empresa e perguntou-lhes como poderiam evitar demitir pessoas. Então, os seus 235 funcionários em Seattle e Boise reuniram-se com uma solução excelente.

“Depois de se reunirem, concordaram que cada indivíduo da equipa podia fazer horas extras de trabalho e aceitaria voluntariamente um corte de pagamento”, conta Price.

O CEO ficou surpreendido com a resposta da sua equipe, até porque 10 dos seus funcionários optaram por não receber pagamento algum, enquanto duas a três dúzias de funcionários se ofereceram para receber um corte de mais de 50% no seu salário.

No total, 98% do pessoal da Gravity participou no corte salarial, desistindo de um total de $ 750.000 em salários. Para ajudar os seus funcionários, Price também reduziu o seu salário a zero durante esse período difícil.

Por causa do seu sacrifício coletivo, a empresa passou de perder 1,5 milhão de dólares por mês para perder apenas meio milhão.

Se não fosse pelo esforço da sua equipe, a empresa teria sido forçada a demitir funcionários ou aumentar as taxas em $ 20 por cliente para ganhar os $ 400.000 adicionais de que a empresa precisava.

No entanto, Price não queria fazer isso, sabendo que a maioria dos seus clientes são proprietários de pequenas empresas que certamente também foram atingidas durante a pandemia.

“Tenho a certeza de que seria uma grande perda de confiança se, de repente, decidíssemos fazer demissões. Isso minaria exatamente o cerne de como a empresa deve funcionar. Esta empresa sempre defendeu as pessoas contra problemas de dinheiro, ganância e corporações”, explicou Price.

A empresa já está a voltar ao normal, ajudando os seus clientes a fazer o mesmo. Além de ajudar na recuperação, querem certificar-se de que também estão preparados para o futuro.

Por isso, estão a trabalhar para fornecer aos clientes a tecnologia e as ferramentas necessárias para passar os seus negócios para o online, uma vez que a pandemia não terminará tão cedo.

Agora que a situação financeira da empresa melhorou, a Gravity usou as economias da empresa, dívidas disponíveis e receitas de recuperação para reembolsar os seus funcionários que se ofereceram para receber um corte de pagamento.

“Com a preocupação que temos, de que a pandemia possa durar muito mais tempo, sentimos que deveríamos realmente confiar nos funcionários e devolver-lhes o dinheiro”, disse Price.

A empresa perdeu 55% do volume base dos seus clientes em março. Desde então, cresceu e agora caiu para apenas 20% em relação aos níveis pré-pandémicos.

Contudo, a Gravity adicionou mais clientes durante a pandemia do que nunca, o que ajudou na recuperação da sua contagem de clientes.

Além dos salários significativamente reduzidos, a equipa também duplicou a produtividade e trabalhou mais horas do que o necessário para atender ao crescente número de clientes, e alguns funcionários também se ofereceram para trabalhar aos fins de semana.

Isto é o que acontece quando uma empresa cuida bem dos seus funcionários – outras empresas definitivamente deveriam tomar nota deste CEO incrível.

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