Inspiração

Carta aberta de uma emigrante: “limpar sanitas aqui não é vergonha”

Hoje, trazemos uma carta aberta escrita por uma emigrante, que tem tocado muitos portugueses:

“Pois muitos pensam, que nós emigrantes, saímos do nosso País e que já ficamos ricos, muitos pensam que só porque muitos vão de férias para Portugal e levam altos carrões já são ricos, que e só chegar a outro país, abanar a árvore do dinheiro e já está, seria bom mas não é bem assim!

Nós emigrantes, temos de sair de casa, às vezes às 6 da manhã, ou trabalhamos mesmo no turno da noite, até ao amanhecer.

Alguns têm a sorte de trabalhar na área que estudaram, mas outros, e que são muitos, não.

Limpar sanitas aqui não é vergonha, recolher lixo aqui não é vergonha, limpar o chão aqui não é vergonha, aqui não podes exigir muito.

Mas és respeitado, ninguém olha para ti de lado, ninguém te trata como inferior, porque estamos aqui todos para o mesmo.

Muitos não saem do seu país por querer, mas sim porque é preciso, porque ninguém quer sair do seu lar, do seu conforto, da sua vida boa, da praia maravilhosa, do vento suave, do sol brilhante e vir para um país frio, onde só existe chuva, como em Londres por exemplo.

Nós choramos, nós sentimo-nos sozinhos, sentimos que aqui não é o nosso lugar, podemos ter tudo neste país, ter carro, bons trabalhos se falarmos a língua, ter tudo, mas temos de trabalhar duro.

Mas nunca te vais sentir completo, vão haver dias tristes, não vais ver os teus pais ou avós a envelhecer, não vais ver a evolução de quem mais amas, quando chegas a Portugal, és adorado por todos, todos aqueles que quando estavas lá nem olhavam para ti, nem sequer se preocupavam.

E também vão haver aquelas pessoas que, quando estavas lá era uma pessoa presente, e de repente, quando vais, já nem te conhecem.

O que sentes? Tristeza e Desilusão.

Porquê?

Talvez tu que nunca saíste daí do nosso país nunca irás perceber, mas quem está fora vai compreender, porque é duro, muito duro!

Dá vontade de desistir, muitas vezes, mas também o que o nosso país nos vai dar a mais a não ser bom sol, um estilo de vida melhor, mas para quê isso tudo se não temos o dinheiro, esse papel que sem ele nos não somos nada.”

Um texto para refletir… PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh