Curiosidades

Carpinteiro leva 20 anos a construir réplica de Arca de Noé em tamanho real

A Bíblia está cheia de histórias incríveis, e uma delas é a história da Arca de Noé, em que Noé constrói um grande barco e transporta animais de todos os tipos durante um dilúvio colossal na sua terra natal.

É uma história impressionante para todos nós, pois é difícil conceber que uma coisa dessas seja realidade. Bem, todos menos Johan Huibers, um carpinteiro holandês que se sentiu compelido a construir a sua própria versão de tamanho real da Arca de Noé.

Huibers teve a ideia de construir a sua própria versão da Arca de Noé depois de ler uma história de dormir aos seus filhos em 1993. No início, a sua esposa, que é polícia, achou muito improvável que o seu marido fosse em frente com o plano. “Ela disse às crianças que, depois de eu terminar de construir a minha arca, todos nós poderíamos ir de férias para a lua”, conta Huibers.

Surpreendentemente, ele não desistiu da sua visão e em 2006 completou a primeira arca, com 70 metros de comprimento e 10 metros de largura.

Então, começou a construir a sua segunda versão da arca, que precisou de 8 trabalhadores e 4 anos para ser concluída. Esta nova versão foi lançada em 2013 e tem 124 metros de comprimento, 22 metros de altura e pesa 2.500 toneladas. Ao todo, custou US $ 1,5 milhão para fazer.

A impressionante embarcação é transportada numa plataforma flutuante oculta composta por barcaças de aço que antes eram usadas para transportar contentores de carga. No entanto, as barcaças são projetadas para serem rebocadas ou empurradas em vias navegáveis ​​interiores e não são adequadas para mar agitado por conta própria. Composta de madeira que totaliza o equivalente a 12.000 árvores, embora a Arca de Noé seja feita de madeira de gopher, a Arca de Johan é feita de cedro americano e pinho.

Mas não só Huibers fez o navio parecer realista, como também queria colocar alguns animais lá. Em vez de trazer animais vivos como Noé tinha feito, Huibers acrescentou animais de madeira em tamanho real para dar o mesmo efeito. Com sede na cidade de Dordrecht, Holanda, tornou-se uma atração turística desde que Huibers o completou, quando o abriu ao público como um museu bíblico em Krimpen aan de Ijssel, a leste de Rotterdam.

“Eu queria que as crianças viessem aqui e sentissem a textura da madeira, vissem os pregos e vissem que o que está escrito no livro é verdade. É para educar, um lembrete de que o nosso mundo está a mudar e continuará a mudar, como vemos agora por causa do aquecimento global, aumento do nível do mar, incêndios, entre outras coisas”, explicou.

A enorme embarcação não é apenas uma incrível releitura de uma das grandes histórias da Bíblia, bem como um museu – é também uma barcaça em pleno funcionamento que até viajou para outros locais, como a Holanda, Dinamarca, Alemanha, Noruega e até Grã-Bretanha.

Ele tinha planos de levar a Arca de João para Israel, mas devido a incêndios florestais no Oriente Médio, os seus planos foram adiados. Em preparação para essa viagem, Huibers precisaria de levantar uma boa quantia de dinheiro em doações para financiar a viagem. Como um cristão dedicado que leu a Bíblia de uma ponta a outra, Huibers quer levar a sua cópia da arca para a terra onde esta foi originado.

No entanto, há outro problema além das finanças – a arca não tem motores ou velas. Para fazer a viagem, ele precisa de contratar rebocadores para empurrá-lo e estima que iria gastar pelo menos US$ 1,3 milhão para fazer isso.

“Esta é uma cópia do navio de Deus. Só faz sentido levá-lo para a terra de Deus, e eu gostava muito de conhecer Israel e o povo israelita”, disse Huibers.

Mas Israel não é o único lugar distante para onde o carpinteiro planeava levar a sua arca. Em 2016, ele queria levá-la ao Brasil a tempo das Olimpíadas daquele ano, contudo essa viagem também fracassou no final.

Infelizmente, embora a arca tenha sido um museu por algum tempo, agora também está fechada para esse fim, após desentendimentos com o conselho local em relação aos regulamentos de segurança. Mas isso não tira o que Huibers já conquistou – ele construiu a arca para mostrar às pessoas que Deus realmente existe. Ele queria dar às crianças a chance de ver e sentir a arca e mostrar às pessoas que as coisas estão a mudar e é importante valorizar e preservar o que temos.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh