Inspiração

Homem encontra cabana intacta e um bilhete de bombeiros após um incêndio ter deflagrado perigosamente perto

Enquanto um incêndio florestal devastava o Colorado, Dan Stones sabia que mesmo que os bombeiros estivessem a dar o seu melhor, era apenas uma questão de tempo até que as chamas alcançassem a cabana da sua família perto do Lago Granby.

Stones nem sabia sobre o incêndio até ter ido de carro até a área no fim de semana, e rapidamente percebeu que a sua cabana não tinha hipótese de resistir.

Mas ele estava errado – a cabana “sobreviveu”, ao contrário das outras ao redor, e tudo graças aos bravos bombeiros que arriscaram as suas vidas para a salvar.

Por melhor que fosse essa notícia, Stones não conseguia acreditar. Ele disse que o fogo estava a queimar a 50km de distância da cabana, mas eventualmente chegou a apenas 2 ou 3 metros.

“Eu não estava a acreditar no que estava a ver. Achei que não era possível”, lembra Stones. Quando a fumaça se dissipou, o xerife do condado de Grand enviou um empreiteiro à cabana para fechar a água e limpar os canos para o inverno que se aproximava, e foi então que encontraram um bilhete deixado por um bombeiro.

“Se você estiver a ler este bilhete, devemos ter feito algo certo. Lamento a perda do seu galpão e que tenhamos tido de cortar a cerca de madeira para salvar a casa. Atenciosamente, Motor 1446”, dizia o bilhete.

Stones não pôde deixar de chorar ao ler a mensagem dos bombeiros. “Aquilo apanhou-me de surpresa. Eu sou um homem adulto, e posso admitir que chorei”, conta.

Kyle Frary, o bombeiro que escreveu o bilhete, “desvalorizou” as suas ações e disse que apenas fazia parte do trabalho. “Há muitas pessoas boas que fazem exatamente a mesma coisa que nós, pela qual estamos a receber crédito”, explicou.

Quando Frary começou a sua carreira como bombeiro, foi ensinado a deixar um bilhete se alguma ação tivesse de ser tomada na propriedade de alguém, e foi essa a situação com a cabana de Stones.

Ainda assim, o proprietário não poderia estar mais grato pelo que a equipa fez. “Eles não só salvaram a nossa casa, como ainda pediram desculpa por não terem conseguido salvar o depósito de ferramentas, como se isso fosse importante. Isto supera qualquer filme da Marvel ou de super-heróis a que se possa assistir. Estas pessoas estão a salvar o nosso mundo. E não há nada que eu possa fazer para retribuir isso. Se o mundo inteiro se reunisse e lhes dissesse “obrigado”, ainda não seria o suficiente”, disse Stones.

Aquele bilhete teve um impacto tão grande nele que fez questão de a partilhar com o mundo, através do Twitter. Entretanto, a publicação tornou-se viral e muitos elogiaram os bombeiros pelo seu trabalho heroico.

“É aqui que arregaçamos as mangas. É aqui que retribuímos. Uma das coisas a que eu realmente quero apelar é: por favor, se a sua casa ainda está de pé, doe para os trabalhadores de emergência ou famílias deslocadas”, concluiu Stones.

Stones acabou por criar uma campanha de angariação de fundos no GoFundMe, para ajudar a apoiar o Corpo de Bombeiros de Meeker.

Cerca de 300 a 400 casas foram destruídas pelas mesmas chamas que se aproximaram da cabana de Stones, no Incêndio Troublesome do Leste, que é o segundo maior incêndio na história do Colorado, perdendo apenas para o Incêndio do Pico de Cameron.

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh