Curiosidades

Novo estudo diz que beber vinho ajuda a prevenir infeção com o Covid-19

Mien-Chie Hung, presidente da China Medical University, Taiwan, liderou uma pesquisa científica sobre o tratamento para o Coronavírus que resultou na descoberta que os taninos do vinho podem inibir com eficácia a atividade de duas enzimas-chave do vírus.

“O plano inicial da pesquisa é identificar compostos naturais que possam ter um efeito sobre a SARS e, em seguida, usar a protease do novo coronavírus para detetá-los e encontrar ácido tânico, que possui capacidade inibitória mais forte”, explicou Hung, acrescentando que o ácido tânico é um polifenol solúvel em água e que os compostos polifenóis têm antioxidantes e eliminadores de radicais livres, com efeitos anti-inflamatórios.

Durante a pandemia de SARS em 2003, estudos relevantes provaram que o tratamento com ácido tânico é eficaz. Desta vez, estamos a enfrentar um novo tipo de coronavírus e a equipa de pesquisa realizou experiências moleculares detalhadas para chegar às novas descobertas.

Hung disse que os taninos podem prevenir a infeção e controlar o crescimento dos vírus, sendo facilmente encontrados em frutas como bananas e uvas, assim como em vinho, chá e vegetais.

Os taninos podem ser desenvolvidos como medicamento para tratamento farmacêutico no futuro e Hung acreditava que o consumo de alimentos e bebidas adequados com taninos também seja uma forma de aumentar a imunidade ao vírus.

“A uva tem um conteúdo de tanino relativamente alto e estamos a fazer pesquisas nessa área”, concluiu.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh