Histórias

“Assumi o papel de mãe” – jovem muda de sexo e cuida do irmão deficiente de 11 anos

Thabatta Pimenta e Ryan são dois irmãos que lutam diariamente para superar estigmas e reivindicar os seus valores e direitos, independentemente dos preconceitos que a sociedade tenta impor-lhes.

Felizmente, a história destes irmãos está repleta de cumplicidade, dedicação e muito amor. Ryan tem paralisia cerebral e a sua irmã Thabatta cuida dele como uma verdadeira mãe.

Qualquer um pensaria que Thabatta é a base desta irmandade, mas ela confessa que Ryan é o seu suporte e motor para lutar cada vez que é discriminada por ser uma jovem transgénero.

Embora ela seja a mais nova, uma vez que ela tem 28 anos e ele 32, Thabatta assumiu a responsabilidade há 11 anos, quando perderam o irmão mais velho que tinha um grande vínculo com ambos. “Eu assumi o papel de mãe, tanto que ele nem me chama de irmã”, confessou Thabatta.

Estes irmãos são da pequena cidade de Carnaúba dos Dantas, Brasil, mas não moram sozinhos – a mãe ainda está presente nas suas vidas e eles têm outro irmão mais novo. No entanto, Thabatta e Ryan adoram fazer tudo juntos.

Se ele quer ir à praia ou dar um passeio no parque, a irmã faz tempo e emprega as suas energias para o fazer feliz.

“O que eu quero para ele é que ele se sinta como todas as outras pessoas, por isso movo montanhas para que ele possa ir aonde quiser. Tornei-me uma espécie de mãe”, disse.

Ryan é um menino muito talentoso que adora pintar, então Thabatta ajuda-o a fazer os mais belos desenhos e motivá-lo sempre no sentido de explorar coisas novas.

“Sem dúvida, a arte mudou muito a vida dele. Quando percebi que tinha esse talento, esforcei-me cada vez mais para que ele se sentisse incluído e válido. Muitas pessoas ajudam e enviam-lhe pinturas, o que é muito bom para ele”, conta Thabatta.

A jovem também tem incentivado o irmão a participar em alguns projetos sociais como o Praia Inclusiva, em que conhece outras pessoas com deficiência e vão juntos à praia.

Para esta jovem, o seu irmão é o seu mundo e uma razão para seguir em frente. Thabatta luta não apenas pela sua inclusão, mas também para quebrar os preconceitos que existem à volta das próprias pessoas trans.

“A maior dificuldade é o preconceito. Luto muito pelo Ryan, assim como pela minha própria causa, mas ele é a minha prioridade. Somos uma família humilde que luta muito pela igualdade”, disse.

Sem dúvida, fazem parte de uma família em que a primeira bandeira que prevalece é a do amor, e ficamos felizes por saber que, apesar dos estigmas que enfrentam, não se deixam impor barreiras e lutam todos os dias para alcançar a verdadeira felicidade.

Thabatta e Ryan não querem fama nem dinheiro, mas sim uma sociedade mais justa, e com a sua história esperam mostrar a todos que apesar de tantas acusações, têm um grande coração e é só isso que importa.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh