Curiosidades

As crianças precisam de menos tablets e mais instrumentos musicais

A música é algo fundamental na vida de todos nós. As emoções que uma música do nosso artista ou banda favoritos causam são indescritíveis e atingem-nos no âmago do nosso ser.

Todos nós temos um lado musical, que pode ser mais ou menos desenvolvido. A predisposição para apreciar ou entrar no mundo da música é uma característica que nos distingue desde sempre, por isso é importante incentivar as habilidades das crianças nessa área.

Vivemos numa sociedade dominada pelo imediatismo e pelo consumismo, em que é cada vez mais difícil simplesmente ficar a contemplar o que nos rodeia, compreendendo a essência e singularidade das coisas mais simples da vida.

Muitas pessoas tendem a menosprezar os artistas, como os músicos, mas a verdade é que o mundo sem arte perderia todo o encanto.

Aprendendo desde cedo a reconhecer e produzir sons e combinações, as crianças entram em contato direto com emoções primordiais e puras.

Assim, estimular a inteligência musical delas é muito importante para o seu desenvolvimento cognitivo. Para tocar um instrumento ou cantar, o cérebro ativa ambos os hemisférios, tanto o das emoções e sensibilidade com o da lógica e análise.

Ao ensinar uma criança a tocar, cantar ou ouvir com atenção, está a puxar pela sua criatividade e a melhorar as suas capacidades de disciplina, concentração, envolvência, controlo de emoções, superação de timidez e relacionamento com outras pessoas.

É claro nem todas as crianças vão ser o próximo Mozart ou Lady Gaga (tendo em conta que há estilos de música tão diversos), mas envolve-las num meio de autoexpressão tão positivo como a música vai ser sempre benéfico para elas, para quem as rodeia, e para a sociedade em geral, que tanto precisa de arte.

PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh