As 10 cidades mais bonitas de Portugal

É sempre subjetivo escolher, entre tantas cidades, as 10 melhores, principalmente deixando as duas mais conhecidas de fora: Lisboa e Porto. No entanto, foi criada uma lista para dar mais atenção à beleza de outras cidades:

  • Tomar

tomar5

Tomar é conhecida como a cidade templária, mas antes, o vale do rio Nabão, o clima, os solos férteis e a água abundante foram cruciais para a fixação humana desde o Neolítico. Durante o período romano, chamava-se Sellium, evoluindo para Nabância pelos Visigóticos e Islâmicos. Foi no dia 1 de Março de 1160 que, por ordem de D. Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo de Portugal, foi iniciada a construção do Castelo de Tomar, o Convento de Cristo e a Charola Templária. Os planos arquitetónicos de Tomar baseiam-se na estrutura de Jerusalém.

  • Chaves

chaves5

Há 2 mil anos atrás, as terras férteis onde hoje se situa Chaves, eram conquistadas pelos romanos, que construíram pequenas fortificações à volta, aproveitando os castros conquistados. Construíram a ponte de Trajano, tiraram proveito das águas quentes mineromedicinais. Chaves ganhou tanta importância na altura que foi elevado à categoria de Município, no ano de 79, altura em que dominava Vespasiano, primeiro César da família Flavia. É precisamente do nome dessa família que vem Aquae Flaviae, antiga denominação da cidade de Chaves.

  • Évora

evora

O nome original desta cidade é Ebora, graças ao povo Celta, e é uma das cidades históricas mais belas do mundo. O templo glorioso da cidade foi construído pelos Romanos em homenagem ao Imperador Augusto. A nobreza portuguesa é a responsável pela construção de palácios, capelas, conventos, igrejas e a majestosa catedral gótica. É possível perceber que existe uma grande variedade de épocas e civilizações que passaram por ali.

  • Bragança

11021478_789330187780883_1992398901395585075_o

A cidade de Bragança situa-se na sub-região de Alto Trás-os-Montes, a Nordeste de Portugal, e é capital de distrito. Apesar de não ser uma cidade muito explorada a nível de turismo, oferece vilas históricas, paisagens históricas e naturais e uma gastronomia bastante rica. Bragança situa-se no extremo do Parque Natural de Montesinho, uma das áreas florestais mais selvagens da Europa, apresentando uma grande diversidade de fauna e flora.

  • Guimarães

????????????????????????????????????

Já contando com mais de um milénio de existência, é uma cidade histórica que teve um papel fundamental na formação de Portugal, sendo denominada por Vimaranes na altura. Com todo esse peso na história de Portugal, o seu centro histórico foi considerado Património Cultura da Humanidade, o que lhe deu ainda mais enfase no mundo do turismo.

  • Tavira

????????????????????????????????????

Rodeada por longas praias, um braço do estuário da Ria Formosa e repleta de suaves colinas cobertas por pomares, Tavira tem grande um grande impacto na gastronomia do Algarve. É também uma cidade com uma arquitetura única, cheia de belos edifícios, ruas calcetadas e praças que nos fazem lembrar o ambiente tradicional piscatório. Também o facto do rio Gilão passar pelo centro da cidade amplifica a sua beleza.

  • Silves

silves-1

Esta cidade foi, em séculos passados, a capital do Algarve, mas perdeu o estatuto com a acumulação de lixo no rio Arade, que veio diminuir a sua importância económica. Xelb, ou Shelb, era o seu nome durante o domínio muçulmano. Já durante o domínio romano, tinha o nome de Cilpes.

  • Elvas

elvas44

Os primeiros povoadores desta cidade foram os Godos e os Celtas. O nome que hoje tem deve-se aos romanos, que a denominaram de Hevas. Em 714 foi conquistada pelos árabes, que deixaram tantas marcas que ainda hoje as podes encontrar ao visitar a cidade. Foi declarado território português oficialmente em 1229 por D. Sancho II.

  • Aveiro
Gosta desta página -->
10835018_772019589511943_3204711716922773363_o-1

Gosta da nossa página no Facebook

Esta cidade é conhecida como a Veneza portuguesa por também ter um rio a atravessar a cidade. É caraterizada por ter uma longa costa arenosa, um belo estuário e vários parques e jardins. Também os coloridos moliceiros que atravessam o canal do rio, os seus edifícios em tom pastel ao estilo arte nova e a sua tranquila atmosfera urbana tornam esta cidade bastante atraente.

  • Angra do Heroísmo

The main church, better known as Sé Cathedral of Angra do Heroísmo, Terceira Island, Azores, Portugal

É a capital histórica dos Açores e sede da diocese de Angra. A 7 de Dezembro de 1983, a Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo foi classificada Património Mundial pela UNESCO, tudo graças à riqueza da sua história e património. O primeiro local a ser habitado foi uma crista de colinas que se abria sobre duas baías, separadas pelo vulcão extinto do Monte Brasil.