Talento

Artista de serra elétrica transforma tocos de árvore em esculturas extravagantes

Quase todo o material imaginável pode ser transformado em obras de arte, mas é necessária habilidade para isso. Este artista de serra elétrica da Roménia é uma daquelas pessoas talentosas que conseguem transformar madeira em qualquer coisa que ele queira.

Gabi Rizea só começou os projetos de escultura em madeira no ano de 2014, mas o seu conhecimento e habilidade na utilização da serra elétrica cresceram significativamente nos últimos anos. Ele consegue pegar num pedaço de madeira e moldá-lo em novas formas emocionantes, mostrando as melhores qualidades do material. O seu trabalho como engenheiro florestal também o ajudou a aprimorar o talento e a conseguir resultados impressionantes.

O artista de 42 anos descobriu o seu talento acidentalmente. Há anos, ele comprou uma nova serra elétrica e tentou esculpir um rosto humano num bloco de madeira apenas por diversão. Surpreendentemente, saiu muito bem e ele continuou a trabalhar em mais algumas peças até que os seus vizinhos começaram a solicitá-lo.

A sua última peça, chamada Apa (que significa água em romeno), alude a um balde com água a escorrer pelo tronco de uma árvore. Rizea fez essa obra de arte a partir de um toco de cinzas podres que encontrou na floresta. A conclusão da obra foi muito desafiante, pois os insetos estavam a começar a corroer o coto podre. No entanto, esse contratempo não impediu que o artista brilhante o transformasse numa escultura espetacular. Agora, a peça está em exibição num parque infantil em Craiova, na Roménia.

Quando questionado sobre de onde tirou a ideia para a peça Apa, Rizea disse: “Não sei, na minha cabeça às vezes tenho algumas imagens. Quando trabalho, sou eu e Deus”.

Antes de começar o projeto de uma escultura, Rizea diverte-se com a madeira, e já chegou a esculpir o rosto de pessoas em troncos.

Com Apa, Rizea conseguiu transformar a madeira dura e áspera numa superfície sedosa – o design da escultura em madeira parece estar a fluir suavemente, e o seu grão natural dá movimento e estrutura extras à “água” que está a sair do balde. Então, a água une-se à base do coto bruto, com uma das suas secções quase a tocar no chão.

Agora, as autoridades locais de Craiova, a cidade natal de Rizea, permitem que ele trabalhe em tocos de árvores antigas em todos os parques locais. A sua arte é vista e adorada por muitas pessoas no seu bairro, e os seus trabalhos têm ganho muita atenção online e conquistaram o interesse de outras cidades da Roménia. Rizea foi até convidado para criar esculturas em vários parques em Timisoara e Slatina.

Embora ele tenha dominado a arte de talhar madeira, a criação de novas peças ainda tem as suas dificuldades.

“Às vezes, faço esboços dos desenhos que quero esculpir, mas em 99% dos casos, a madeira simplesmente não corresponde às minhas ideias. Como tenho de trabalhar com madeira velha e altamente deteriorada, primeiro tenho de remover todas as peças apodrecidas e, às vezes, o que resta não é suficiente para os meus projetos”, explicou o artista.

Equipado com serras elétricas, cinzéis e um moedor, Rizea leva cerca de 2 dias para terminar uma peça. Ele planeia frequentar a escola de arte para expandir ainda mais o seu leque de habilidades e aprender mais sobre os meandros da escultura em madeira.

Entre as suas muitas obras, encontramos um banco de águia de aparência feroz, um enorme leão feito a partir de um tronco de álamo preto para os apaixonados do clube de futebol local de Craiova.

Destacamos ainda uma peça chamada “metade de um pecado” e uma mulher a sair da árvore.

Siga Gabi Rizea no Facebook para acompanhar as suas obras e PARTILHE!

Mais Populares

To Top

Possível adblock detectado

Se estiver a usar um Ad Block por favor desligue-o no nosso website. Os anúncios são essenciais para a manutenção deste website.

Refresh